sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pintando o criado mudo do filho!

Essa é uma peça do apartamento de estudante do meu filho. Ele comprou baratinho de algum amigo estudante também. Escura e cheia de manchas de copo, o criado mudo estava medonho. Mas, como toda peça  de madeira maciça ainda tinha algum potencial.
Ele trouxe porque sabia que eu daria jeito, cresceu vendo a mãe se divertindo com algum tipo de artesanato.
Não vou dar um passo a passo completo até porque fiz tudo tão as pressas e para ajudar ainda esqueci a máquina fotográfica no carro do marido. Fotografei com celular o meu trabalho feito na rua com a ajuda do sol e ventinho de inverno. Só o sol pra animar a manhã fria aqui em SC.


antes e depois- patina no criado mudo

Quando lembrei de fotografar já estava lixando a peça. Este trabalho foi muito fácil com uma lixa fininha que tinha em casa também . O criado já quase nem tinha verniz de tão desgastado que estava...



Usei um resto de tinta acrílica para artesanato azul petróleo que tinha em casa. Minha ideia era deixar todo azul. Até pensei em fazer alguma colagem de tecido no tampo e gaveta, mas não tinha um tecido com cara de quarto de homem em casa, então ficou todo azul mesmo.
Dei uma demão generosa de tinta e pensava em dar uma segunda para ficar uma cor bonita e uniforme. Só que madeira maltratada chupou bem a tinta e faltaria para uma segunda demão.
Se tivesse feito esta segunda demão  agora eu envernizaria a peça.


antes e depois -reciclando com pintura o movel

Mas como não ia ficar uma peça com a cor bem uniforme  resolvi fazer uma pintura tipo pátina.
Fui lixando no sentido que pintei (o sentido dos veios da madeira) e deixando com um ar mais desgastado. Na  foto estava começando a lixar e escolhi alguns pontos para mostrar a madeira escura do fundo.



Para envernizar eu uso o verniz acrílico semi brilho.
Ele fica incolor depois de seco, mas na hora em que é aplicado tem esta aparência leitosa. É um verniz a  base d'água  muito fácil de trabalhar. Sair da mão e do pincel se lavado imediatamente com água, após terminar de usar o pincel. Uma camada generosa do verniz foi suficiente também.



reciclagem  de criado mudo

A peça pronta!!
Com o verniz ela escurece ligeiramente e dentro de casa o azul ficou mais escuro. O azul petróleo é um pouco mais esverdeado que a foto mostra.
Fiz ontem pela manhã e depois do almoço ela já viajou. Estas tintas secam rapidamente.

Serviço feito e mãe e filho satisfeitos, rs
Sou uma mãezona mesmo!



Já dei um quadro bacana pra ele levar para sua sala. O novo amigo que vai morar com ele este semestre trouxe uma planta para colocar na sala!!!
Só com este gesto o rapaz já ganhou minha simpatia, ahaha
Acho que agora seu apê vai ter mais jeito de casa!! Já estou imaginando um tecido para fazer umas almofadas nova...

Só um recadinho. Pense duas vezes antes de se desfazer de um móvel velho. Uma camada de tinta  pode mudar tudo!!!
Reciclar e reaproveitar faz bem à natureza e ao bolso também!!


Espero ter inspirado você!
bjus
ana maria

Siga o Blog no Facebook e Instagram ; )

12 comentários:

  1. Ana, ficou lindo, adorei essa cor. Com certeza seu filho ficou todo orgulhoso e é uma forma de ver o carinho da mãe sempre que olhar o móvel. Nada como aproveitar o que já temos, principalmente móveis bons, de madeira mesmo. Parabéns.
    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom,adorei a cor e ficou novinho.
    Bom fim de semana.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Que bacana que ficou...estou em reforma aqui em casa, acho que já falei...tenho peças antigas pintadas neste azul e agora tive a coragem de pintar outras de laranja...hora desta vou postar! beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo Ana, adoreiiii

    bjo bom fds

    ResponderExcluir
  5. Hola Ana querida ! su hijo estara feliz!! lindo lindo y ese desgaste me encanto.. que tenga un optimo domingo
    besos

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana, bem diferente ver o resultado aqui em fotos grandes ou olhar no insta. Ficou excelente a transformação, bem rapaz. E a ideia de passar para um plano B quando viu que a tinta não ia dar, tb foi genial. Aqui tb ando às voltas com uma mesinha de cabeceira, só que esta tem uns retorcidos nas pernas que está acabando com a minha manicure. Queria um quadro desses mãezona para colocar ampliado bem na entrada do ap da Laura rsrsrsrsrs! jà vi que vc vai se esbaldar c o ap do filho! e nós aqui deste lado, ansiando para ver as arteirices! bjsss

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo!
    E parabéns tb ao seu filho, por se jogar nessa nova fase, a de universitário longe de casa!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana Maria! Ficou lindo a transformação da peça, amei o tom de azul. Estou aprendendo a reciclar e reaproveitar!!!! Um lindo e abençoado domingo. Bjs. Célia

    ResponderExcluir
  9. O poder da tinta sempre colaborando com as manualidades! A peça ganhou novos ares, está pronta para mais alguns anos. Aliás, é uma peça muito bonita, difícil encontrar esses criados com nicho. Tenho um aqui em casa, um pouco mais alto e sem gaveta. Belo trabalho! Beijo grande

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindo Ana esse azul. Acho que vou começar a colocar um pouco de cor nos móveis aqui da Querência. Tudo dos quartos por aqui foi comprado em lojas de topa tudo; pintei tudo, lógico, mas tudo com cores claras e deixei a cor para os detalhes de decoração. Mas tão apaixonada que sou por Nesa Cezar me admira não usar cor e mais cor por aqui hehehehe.
    Se ainda quiser dar um toque no criado do filho, pode forrar com tecido por dentro da gaveta, vai ficar lindo (eu acho )
    E você além de mãezona e também amigona
    Beijos, beijos
    Remall

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito bonito, eu tambem adoro reciclar mas ando a pintar tudo de branco.

    ResponderExcluir
  12. Ficou ótimo, Ana. Gostei muito do azul.Eu também gosto de renovar e vou experimentar essa cor.
    Abraços e uma boa semana,
    Lécia Freitas

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!