quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Azulejo fosco ou brilhante?

Na hora de comprar azulejos são tantas marcas e modelos disponíveis que muitas vezes ficamos em dúvida na melhor escolha.
Claro, compramos conforme as possibilidades do nosso bolso. Ano passado comprei azulejos com acabamento brilhante na reforma de meus banheiros. Pouco tempo depois  eu e meu marido começamos a ver algumas obras de apartamentos na grande Florianópolis comecei a observar a tendência de porcelanato brilhante no piso , mas com azulejos  foscos em banheiros e cozinha. Não sei  como está a tendência em outros estados, falo de Santa Catarina.



Aqui uma foto que tirei em uma obra de uma pequena construtora, para o público da programa Minha Casa, Minha Vida do governo Federal. Também a escolha pelo material fosco ou acetinado.
De certa forma o brilho passa a impressão de um ambiente mais frio, mas é muito prático na hora da limpeza.
Não sou arquiteta, mas algumas coisas vou aprendendo com erros e não esqueço mais.
Uma vez coloquei um piso rústico ao lado de um fogão que tenho na área dos fundos da casa e foi um tremendo erro, pois a gordura grudava muito na parede (faço frituras neste fogão) e numa reforma aproveitei mandei trocar.
Sempre é bom trocar ideias na hora de construir ou reformar, toda informação é de grande ajuda. Se você pode contratar um bom profissional  corre menos riscos de errar. Senão pesquise bastante,
modismo ou tendências sempre passam. Se você prefere o brilho, fique com ele.

Atualizando,
Vou deixar a informação que a querida Paula Kasas, passou agora...

  • O revestimento acetinado / fosco ele absorve mais a luz, não dando uma aparencia tão branca ( se quiser um azulejo branco) quanto ao brilhante. Está usando os maiores tipo 30x60... eu particularmente coloquei fosco e achei que ficou muito sem graça os banheiros..... hoje eu colocaria com brilho...de uma marca boa como Portobello ou Portinari que você não terá problemas.

    Paula é proprietária da Villa Bella Acabamentos em São Carlos, SP



    Outro recado muito interessante, da amiga e engenheira Anna Raquel do blog Segredos da Anna...

    Anoca, sou engenheira civil de formação e me especializei em gestão de grandes obras, mas sabe como é... nunca mudamos nossa essência e mantenho-me sempre informada e antenada, pois sempre q um parente está reformando ou consruindo... acabo sendo requisitada.
    Bem, não foi diferente qdo minha irmã reformou o apê para o casamento. Na época (2 anos atrás)ela bateu o pé e colocou porcelanato fosco (30x60cm) em seu banheiro social. Hoje, olha e diz... pq não te ouvi! Hsss
    Sou adepta da praticidade e prefirmo os brilhantes, pois são mais fáceis
    de limpar e refletem melhor a luz; além de não mancharem facilmente, mas o fosco tem sua beleza. Vai de vc e de seu estado de espírito qdo da compra.

Comentário da amiga e designer Maruska, do blog Designer para Inspirar...

Acho que há uma questão de gosto na decisão de escolha. Por aqui, uso mais os acetinados nos meus projetos, mas isso acaba variando com cada cliente. Aconselho sempre comprar uma boa marca, resistente a manchas, que diz respeito ao esmalte usado na sua produção do azulejo, garantindo maior facilidade na limpeza.



Leia os comentários e tome sua decisão!
Bjus
ana maria



39 comentários:

  1. oi,

    eu gosto dos revestimentos fosco, mas tenho minhas duvidas em relação a limpeza e riscos, aina prefiro ficar com o modelo brilhante, mas de preferencia retificado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Maria, obrigada pela dica! Mais pra frente precisarei trocar os pisos e azulejos do banheiro e cozinha e é super bom saber, porque a gente se perde mesmo na infinidade de opções. Beijo, Helka

    ResponderExcluir
  3. pRA MANTER LIMPO, QUANTO MAIS LISO MELHOR!

    ResponderExcluir
  4. Anoca, sou engenheira civil de formação e me especializei em gestão de grandes obras, mas sabe como é... nunca mudamos nossa essência e mantenho-me sempre informada e antenada, pois sempre q um parente está reformando ou consruindo... acabo sendo requisitada.
    Bem, não foi diferente qdo minha irmã reformou o apê para o casamento. Na época (2 anos atrás)ela bateu o pé e colocou porcelanato fosco (30x60cm) em seu banheiro social. Hoje, olha e diz... pq não te ouvi! Hsss
    Sou adepta da praticidade e prefirmo os brilhantes, pois são mais fáceis de limpar e refletem melhor a luz; além de não mancharem facilmente, mas o fosco tem sua beleza. Vai de vc e de seu estado de espírito qdo da compra.
    Bjokas e excelente início de Quaresma. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana

      Fazendo minhas pesquisas pelo google encontrei seu blog.
      Estou comprando os acabamentos da minha casa e comprei todos os azulejos com brilho, mesmo o mundo todo me dizendo que o fosco é tendência...rs
      Não ligo para o modismo e sim no que EU acho bonito e que seja mais prático, pois cuido de tudo sozinha. Sei bem como os azulejos foscos ficam manchados, mesmo sendo de excelente marca.
      Estou fazendo tudo ao contrário do que dita a moda...rs...azulejo com brilho e piso sem brilho, pois ao contrário dos azulejos, acho que o piso mais brilhoso dá mais mão de obra.


      Abraços

      Excluir
  5. Vou começar a construir e estou pensando nisso, na minha atual casa os azulejos da cozinha são com brilho, acho dificil de limpar, sempre ficam com marcas do pano úmido, me parece que no acetinado não acontece isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosicler,

      Garanto que o fosco dá mais trabalho. mancha muito mais!

      Excluir
    2. Garsnto que se for de quslidade boa nao mancha

      Excluir
  6. Bem Ana, no banheiro social tenho o revestimento das paredes em semi-brilho e gosto muito do resultado, porque o box e a barra do ro teto são em pastilhas de vidro, então acho bem legal. Qto a cozinha que é a única parte da minha casa que não recebeu reforma inteira, fiz uma meia parede de tijolinhos aparentes com vigas e prateleiras de madeira( estilo rústico), e foi o que eu podia ter escolhido de pior. Pra remover a gordura é o óh, numa futura reforma vou partir para o brilho sem pensar em tendênca, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Ana. Obrigada, Paula. Bom saber. Bjka

    ResponderExcluir
  8. eu gosto mto dos foscos e semi brilho, mas o fosco para mim dá um toque bem legal ao ambiente.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aninha!
    Saudades..tantas...
    estamos em Campos , na casa da tia de Malvino e sábado pela manhã vamos pra nossa casinha em Friburgo, com a graça de Deus!
    Só voltamos ao Rio dia 4.
    Beijos e upas fortes.
    ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu acho o revestimento fosco bem legal...mais realmente dá um pouco mais de trabalho para limpar.
    Por falar em reforma...fiz uma no meu banheiro, dá uma olhada http://casadebonecadecor.blogspot.com/2012/02/banheiro-de-cara-nova-com-contact.html

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  11. Ana,aqui em casa tenho azulejos brancos e brilhantes na cozinha,e com o vapor,ainda mais agora que tá frio,fica as marcas de água,um horror.Parecendo que fiz uma pintura especial...rsrs...
    Passo limpa vidros,prá ficar brilhante de novo.
    No banheiro tenho fosco, escorre vapor também, mas quando seca,nem se nota,não tenho que ficar todo o tempo limpando.
    Essa coisa de pedir orientação é muito importante,na compra e azulejos e principalmente quem vai comprar piso,perguntar o PI (é a resistência à abrasão do esmalte cerâmico do piso ou revestimento,vai do 1 ao 5).Quanto maior o PI mais resistente,sendo o PI 3 mais que suficiente prá residências.Besitos

    ResponderExcluir
  12. Ana, sabe rodei muito pra decidir e comprar o nosso revestimento lá pro apê. Eu consultei uma arquiteta e ela me orientou da seguinte forma já que estava muito indecisa por causa da grande variedade. Faça as paredes brilhantes e o piso nas áreas molhadas sendo fosco evitará que vc escorregue. Então foi o que fiz, brilhante na parede e fosco no chão (isso para banheiros e lavanderia) só na cozinha que optei por porcelanato brilhante no chão.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      Também fiz esta mesma opção!!!

      Excluir
  13. Ana Maria,

    Fico meio cabreira com modismos, creio que o produto tem que se adequar ao bolso e ser mais clássico, porque nem sempre rola fazer reformas. Penso que a praticidade, a beleza, o custo benefício e a qualidade devem sempre ser levados ao pé da letra.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Aninha,
    Acho que há uma questão de gosto na decisão de escolha. Por aqui, uso mais os acetinados nos meus projetos, mas isso acaba variando com cada cliente. Aconselho sempre comprar uma boa marca, resistente a manchas, que diz respeito ao esmalte usado na sua produção do azulejo, garantindo maior facilidade na limpeza.
    Obrigada pelo comentário sempre tão amigo, aprendo muito com você também. Desculpe o horário da visita, queria ter vindo um pouco mais cedo.
    Beijos amiga e uma boa compra!!

    ResponderExcluir
  15. Ana, ando tao desatualizada. Faz horas que nao encaro uma reforma porque é nessa hora que a gente se preocupa em conhecer mais sobre o assunto. Mas confesso hj em dia são tantas as opções que fico zonza.
    Mas entre o brilho e fosco ,eu sempre preferi fosco.
    bj

    ResponderExcluir
  16. Aninha, você é mesmo uma pessoa muito especial!! Obrigada pela menção.
    Beijocas e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  17. Prefiro os foscos, mas acho lindo, também os com brilho!

    Aprendi mais umas por aqui

    bjocas e boa sexta!

    ResponderExcluir
  18. oi Ana
    querida eu tenho aqui no meu banheiro o azuleio brilhante, quando fizemos nos aconselharam ele , e eu amo,por ser brilhante reflete a luz,e meno nos dias nublados,
    o banheiro não parece escuro.
    por isso aconselho o brilhante.
    baci

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana, Confesso que acho melhor piso ou azulejo liso e com brilho.
    Eu tenho um aqui em casa que a surpeficie não é lisa e não tem brilho e é terrivel para limpa-lo.Nesse ano compramos porcelanato com brilho, nossa é bem mais bem mais facil de limpar.Bjos

    ResponderExcluir
  20. Ana,passa lá no blog tem selinho prá você...Besitos

    ResponderExcluir
  21. NA VERDADE EU NÃO ACREDITO EM TENDENCIA,PORQUE SOMOS SERES TÃO PARTICULARES E AS VEZES IR PELA TENDENCIA VC ACABA FICANDO COM ALGO QUE SEMPRE ACARÁ QUE FEZ ALGO ERRADO,TEM QUE SER O QUE A GENTE GOSTA E A TENDENCIA É PARA REVISTAS QUERIDA COLOQUE O QUE VC SEMPRE SONHOU OU GOSTOU MESMO QUE ESTEJA DEMODÊ,TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA,BSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida,

      Nossa, concordo plenamente com vc!
      A casa tem que ter a nossa cara, não a cara do que os outros acham que é moda!!

      Excluir
  22. Eu gosto dos 2.
    Sempre tive duvidas quanto á praticidade na limpeza do fosco, que você comprovou pelos comentários que mancha com mais facilidade!

    Uma combinação que fica muito bonita é usar o fosco com faixas ou pastilhas brilhantes, ou o oposto (azulejos brilhantes com uma faixa de pastilhas foscas)

    ResponderExcluir
  23. Oi Ana, meu nome é Roberta e amei seus posts, é o seguinte preciso de ajuda, talvez vc possa me ajudar..tenho traumas de pisos q grudam sujeira,ja errei uma vez e não kero errar de novo, preciso escolher um piso barato bonito e facil de limpar sei q da pra encontrar assim. Então eu gostei muuuuito de um piso acetinado..naum é fosco e nem brilhoso né..gosto muito mas ele tem tipo umas pequenas variações que proporciona esse certo brilho q ele possui tenho muito medo dele me da trabalgo ja perguntei em quatro lojas e os vendedores me garantiram q naum terei problemas mas sei lá to na maior duvida..e aí vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ROBERTA

      Uma vez também errei muito feio ao colocar uma piso rustico na parede ao lado de um fogão que tenho. Era era lindo, tinha um certo relevo
      e a gordura entranahava demais. Acabei tendo que trocar aquel pedaço, mas por um parecedo, apenas com menos relevo, porque senão ficaria muito deferente do restante.
      não posso te afirmar porque não vejo a peça que vc esta escolhendo e também nao sou especilaista no assunto, mas ter um certo brilho sempre ajuda. SEi que um piso muito claro é dificil de manter, um muito escuro pode ser também, ja vi reclamarem de piso preto que aparece qualquer poeirinha.
      Em dois banheiros lá de casa coloquei porcelanato bege muito claro e detestei. A gente passa pano e parece que nunca vai secar, as fugas claras e pequenas são ruins de limpar. Além de quequalquer cabelinho que cai fica aparecendo demais, acho um saquinho e fiquei imaginando um apê inteiro dele e relamente não iria gostar apesar do marido achar a ultima bolacha do pacote, rs.
      Boa osrte com sua escolha, espro ter ajudado um pouquinho.

      bjoo

      Excluir
  24. Confesso que li todos os posts, mais ainda estou com dúvidas , estou indo agora comprar meu azulejo.. porém como irei escolher, ... vou comprar para a lavação, cozinha e banheiro.. gostei do acetinado .. mais estou com medo de me arrepender .. e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido trabalha com construções então sempre vou as lojas de materiais. Em construções de um padrão mais alto o azulejo fosco é o que está vendendo, ele também parece menos frio. Nas casas mais populares continua o uso do azulejo brilhante, mas acredito que a tendência é o azulejo fosco ir se popularizando também. Só um detalhe, o brilhante é mais fácil de limpar pois mancha menos.

      Boa escolha pra vc, abração

      Excluir
  25. Ola, meu nome e Dayanne, a quase um mes atras comprei o porcelanato da minha casa, de primeiro momento havia escolhido para toda casa o polido mas depois de tanto pesquisar resolvi trocar o da cozinha pelo acetinado, para o revestimento do banheiro comprei com semi brilho cor branco gelo ja no piso vou colocar o polido que irei usar na casa e na regiao do box o acetinado que irei usar na cozinha, para o revestimento da cozinha estou pensando num semi brilho mais branco, sera que vai ficar legal? Sobre a marca comprei o polido da energyn marca chinesa, o acetinado da villagres, o revestimento da incefra, vcs tem alguma coisa pra me dizer das marcas? Agradeco desde ja. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane

      Eu não sou engenheira, ou arquiteta, sou uma dona de casa que ama decoração. Mas meu marido é construtor e perguntei pra ele que comentou que todas essas marcas são boas! O certo mesmo era vc conversar com um arquiteto pra te dar uma garantia, é meio complicado eu que não sou profissional te garantir o produto.
      Acho que as áreas molhadas com o porcelanato acetinado é uma boa escolha pois não devem ser tão escorregadios. As cores que estão usando são estas mesmo.

      abraço
      ana maria

      Excluir
  26. Post muito bom! Comprei cerâmica retificada com brilho para todas as paredes das áreas molhadas (tem alguns detalhes foscos para dar graça em cada um dos ambientes, exceto lavanderia). Escolhi com brilho porque porque pensei na luminosidade e sensação de amplitude. Fiquei balançada quando meu namorado foi lá e disse que estava parecendo laminado melamínico. Para ajudar, a vizinha começou a reforma e colocou branco fosco com pastilha (com espelhos e vidro), achei lindo e balancei na minha decisão.
    Mas agora, após ler teu post, fiquei tranquila: pelo menos a limpeza será fácil. E meu objetivo de amplitude e luminosidade serão alcançados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelem
      Mitas vezes temos que deixar o que esta se usando mais e ver o que é mais prático pra gente. Nos moveis da minha cozinha escolhi um mdf laminado branco, não o mais bonito, mas o que achei mais fácil de limpar. Porque cozinha branca é bonita, mas dá um trabalho!

      bjus, ótimo FDS pra ti

      Excluir
  27. Bom dia Ana. Sou arquiteto e aqui em Minas, onde tenho meus projetos, gosto mais de trabalhar com a linha acetinada pois dá um toque mais sofisticado. Apesar do revestimento brilhante seja fácil de limpar, na minha visão estética, pode confrontar com qualquer revestimento detalhado que eu venha a colocar em uma parede devido o mesmo refletir todo o movimento do espaço. Então, quando trabalho com uma parede com um revestimento especial decorado, uso o revestimento acetinado nas demais paredes para não tirar toda a beleza daquele detalhe mais caro da parede e temos tido uma boa aceitação dos clientes e uma visão estética interessante. Mas cada arquiteto ou engenheiro tem um ponto de vista sobre isso. Este é o meu. Espero que tenha ajudado também de alguma forma neste debate. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan

      Amei sua dica, entendi porque o acetinado é tão usado agora!
      Se tiveres um site ou uma pagina do seu trabalho em arquitetura eu adoraria conhecer!
      Muito obrigada pelo super recado!!

      abraços
      ana

      Excluir
  28. Oi Ana comprei o revestimento branco com brilho na cozinha um detalhe fosco e no piso comprei um porcelanato tipo mármore com brilho estou com dúvida será que vai ficar muito cheguei,vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Mirian

      Perdoe eu responder somente agora. Estive ausente do blog.
      Outro dia estive na Portobello Shop da minha cidade e perguntei a atendente o que mais estão vendendo em termos de pisos porcelanatos, se os foscos ou brilhantes. Ela respondeu que os foscos estão sendo mais usados em projetos feitos por arquitetos, mas que continuam vendendo os dois, pois muita gente prefere o brilhante.
      o que eu sugeriria é que a marcenaria não fosse tão brilhante pra não ficar tudo no brilho, assim vc dá uma equilibrada, com o uso dos armários num tom madeira um num material fosco.Acho que vai ficar ótimo, deve ser lindo seus revestimentos!

      bju grande
      ana

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!