quarta-feira, 20 de maio de 2015

Mudança de vaso e muito trabalho com as palmeiras aqui de casa.


As imagens desta bagunça aí abaixo é o resultado de retirada de duas palmeiras Fênix que tenho aqui em casa para levar para o terraço do meu apartamento, que devo mudar em duas semanas ou três no máximo. Minha casa vai ser alugada e a princípio eu não queria mexer em nada, queria alugá-la com os vasos, bancos de jardim,  mobiliada , deixando praticamente tudo aqui.  Porém a  imobiliária nos orientou, para evitar problemas, que alugássemos sem mobília. Então já vendi muitos móveis e estou tirando tudo daqui.
Voltando as palmeiras, foi um trabalho difícil porque elas estão plantadas há anos nestes vasos. Aliás estes vasos de concreto que tenho são ótimos, e já foram pintados de muitas cores nestes anos, azul, verde, laranja, concreto , azul novamente...
Seria difícil e pesado levar os vasos com as plantas junto. Elas já muito enraizadas e quase sem terra precisavam mesmo de um novo recomeço.



Meu marido começou pelo vaso menor, foi cavando pelo lado, depois virou o vaso e foi tirando a terra. Esta estava bem seca, e não foi um trabalho tão complicado. Embora as fotos não estejam boas porque fiz com meu celular (que já anda meio acabadinho) e o pátio (que está meio escuro por causa do limo da chuva constante), é um belo exemplar de palmeira. Em seu tronco tenho orquídeas amarelas, a chuva de ouro, bem delicada, conforme já mostrei



Retirando parte da raiz. O fundo do vaso era um emaranhado só.



Depois meu marido foi retirar a palmeira maior, que já devia estar neste vaso uns 18 anos. Foi tentando soltar a terra, mas já estava bem difícil. Como prevíamos foi necessário quebrar o vaso e o danado não queria ser quebrado. Ohh vaso bem concretado!



Que vaso mais forte! Dá para perceber que o fundo da palmeira era só raízes, já moldadas no formato do vaso. Meu marido tentou cortar, mas só conseguiu mesmo quando conseguiu uma serra elétrica para aparar estas raízes. Este vaso tinha um pouco de um barro já bem fraco também.



As orquídeas do troco dela são num tom de lilás, da espécie conhecida  como olho de boneca, que mostrei na penúltima foto desta postagem.

Meu cantinho de terraço não vai comportar todas as plantas aqui de casa que são muitas, mas estas duas Fênix eu tenho muito carinho, são companheiras antigas e já me alegravam muita na época das orquídeas, dos passarinhos fazendo ninhos nelas e também pousando em bando . Espero que elas suportem esta fase de transição. Só vou mudar em alguns dias e ainda não comprei os vasos novos, queria alguns de fibra ou plástico, mais leves e bonitões que tenho visto por aí. Mas em tamanhos maiores eles são bem carinhos $$$ já vi entre 300 e 400 reais cada. Este pode ser um preço justo, mas para quem tá montando uma casa inteira acaba pesando  no orçamento.
Sobre meu deck no apê não vou poder colocar vaso de concreto, pois acredito que o pinus tratado não mereça um teste de peso assim.   Bem que poderia aparecer um fabricante de vasos por aqui e lembrar de mandar um mimo para o Jeito de Casa agora hein?
Vou colocar a palmeira maior fora do deck , abaixo dele ( levando este de concreto mesmo) e a menor acima do deck no cantinho dele. Até porque este palmeira maior acho que ficaria muito grande no deck .
Vou levar os vasos e as plantas separadas e plantar lá no apê. Li que é bom dar uma estaquiada nelas, dar um apoio por um tempo para que não tombem no vaso com o vento já que as raízes precisam ficar fixadas novamente. Por enquanto elas estão encostadas em outras fênix no  jardim e pegando muita chuva.

Logo logo vou mostrando pra vocês!

bjus
ana maria

7 comentários:

  1. Ana, que trabalhão hein! mas achei bacana sua atitude! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!!
    Que coisa linda, imagino o seu ciúme se tivesse de deixar pra trás as palmeiras. Também adoro plantas e essas que vivos crescer dia a dia são marcantes. bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adoro toda essa função... realmente os vasos são caros.
    mas vamos dando um jeito com os mais em conta.
    aqui tbm estou precisando fazer uma dessa....mas só depois q ficar bem!
    Bom mesmo é estaquiar, até se firmarem.


    bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá Aninha
    Que bom que via levar tuas palmeiras para casa nova,vai ficar um luxo no teu terraço.
    Estou super ansiosa para ver teu novo lar,quando puder vai postando para nós.
    Sucesso com a mudança,beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana,
    Deu trabalho este translado, mas vale a pena, pois de fato, as palmeiras são lindas, além do valor emocional que têm. Se vc não fosse ter este trabalho todo, iria ter que acabar por comprar plantas novas para o ap, e com certeza, plantas com esse porte não são baratas. Quanto aos vasos, há cada um mais bonito que o outro, mas os preços sempre salgados. Espero que se saia bem nesta empreitada de mudar as palmeiras. Aproveito para lhe agradecer o recado carinhoso que deixou pelo meu aniversário, tb adoro a foto que está aqui ao lado, já lhe tinha dito. Chegamos a certa idade, e se estamos de bem com a vida, isso transmite-se pela expressão, pelo olhar.Beijos e coragem para a reta final na mudança!

    ResponderExcluir
  6. Hila Ana María !! Concuerdo con usted que es mucho trabajo trasladar una planta sobretodo si están grande como esa palmera, yo transplanté un acer japonico y fue un tremendo lio

    ResponderExcluir
  7. muito legal o blog e as informações

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!