Residencial Bom Viver!

Residencial Bom Viver!
APTOS NA GRANDE FPOLIS A PARTIR DE 114.900 !! Clique na foto e conheça!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Azulejo fosco ou brilhante?

Na hora de comprar azulejos são tantas marcas e modelos disponíveis que muitas vezes ficamos em dúvida na melhor escolha.
Claro, compramos conforme as possibilidades do nosso bolso. Ano passado comprei azulejos com acabamento brilhante na reforma de meus banheiros. Pouco tempo depois  eu e meu marido começamos a ver algumas obras de apartamentos na grande Florianópolis comecei a observar a tendência de porcelanato brilhante no piso , mas com azulejos  foscos em banheiros e cozinha. Não sei  como está a tendência em outros estados, falo de Santa Catarina.



Aqui uma foto que tirei em uma obra de uma pequena construtora, para o público da programa Minha Casa, Minha Vida do governo Federal. Também a escolha pelo material fosco ou acetinado.
De certa forma o brilho passa a impressão de um ambiente mais frio, mas é muito prático na hora da limpeza.
Não sou arquiteta, mas algumas coisas vou aprendendo com erros e não esqueço mais.
Uma vez coloquei um piso rústico ao lado de um fogão que tenho na área dos fundos da casa e foi um tremendo erro, pois a gordura grudava muito na parede (faço frituras neste fogão) e numa reforma aproveitei mandei trocar.
Sempre é bom trocar ideias na hora de construir ou reformar, toda informação é de grande ajuda. Se você pode contratar um bom profissional  corre menos riscos de errar. Senão pesquise bastante,
modismo ou tendências sempre passam. Se você prefere o brilho, fique com ele.

Atualizando,
Vou deixar a informação que a querida Paula Kasas, passou agora...

  • O revestimento acetinado / fosco ele absorve mais a luz, não dando uma aparencia tão branca ( se quiser um azulejo branco) quanto ao brilhante. Está usando os maiores tipo 30x60... eu particularmente coloquei fosco e achei que ficou muito sem graça os banheiros..... hoje eu colocaria com brilho...de uma marca boa como Portobello ou Portinari que você não terá problemas.

    Paula é proprietária da Villa Bella Acabamentos em São Carlos, SP



    Outro recado muito interessante, da amiga e engenheira Anna Raquel do blog Segredos da Anna...

    Anoca, sou engenheira civil de formação e me especializei em gestão de grandes obras, mas sabe como é... nunca mudamos nossa essência e mantenho-me sempre informada e antenada, pois sempre q um parente está reformando ou consruindo... acabo sendo requisitada.
    Bem, não foi diferente qdo minha irmã reformou o apê para o casamento. Na época (2 anos atrás)ela bateu o pé e colocou porcelanato fosco (30x60cm) em seu banheiro social. Hoje, olha e diz... pq não te ouvi! Hsss
    Sou adepta da praticidade e prefirmo os brilhantes, pois são mais fáceis
    de limpar e refletem melhor a luz; além de não mancharem facilmente, mas o fosco tem sua beleza. Vai de vc e de seu estado de espírito qdo da compra.

Comentário da amiga e designer Maruska, do blog Designer para Inspirar...

Acho que há uma questão de gosto na decisão de escolha. Por aqui, uso mais os acetinados nos meus projetos, mas isso acaba variando com cada cliente. Aconselho sempre comprar uma boa marca, resistente a manchas, que diz respeito ao esmalte usado na sua produção do azulejo, garantindo maior facilidade na limpeza.



Leia os comentários e tome sua decisão!
Bjus
ana maria



40 comentários:

  1. ô minha querida!!!!
    Obrigada pela menção!!!
    Bjus

    Paula Kasas
    Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  2. Oii Ana, eu sou a favor totalmente dos brilhantes ou c/ semi-brilho, realmente na hora de limpar facilita bastante, porém acho menos resistente, aqui em casa estou colocando porcelanato onde posso e meu bolso deixar rsrsrs, mas o q acredito ter sido um trunfo em minhas compras foi o rejunto de epox muito utilizado em clinicas médicas e laboratórios, pois não gruda sujeiras, não mancha e nem cria fungos, claro q custa muito mais, procurei pensar lá na frente na hora de manter a belezura toda e paguei p/ ficar despreocupada!!! Bj bj bj, depois faz uma visitinha lá: www.dojeitinhodelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu fiz uma reforma recentemente e aqui na minha cidade esta usando bastante o acetinado.Foi até uma sugestão da minha arquiteta. Eu coloquei o revestimento acetinado branco e fiz detalhes em pastilhas que tinham brilho, ficou bem equilibrado e com uma cara bem bonita.
    Em um dos banheiros eu fiz ele todo branco com as pastilhas em branco tb, pensei q iria ficar feio com cara de banheiro antigo, mas ficou muito bonito pq o revestimento é acetinado contrastando com uma parede de pastilhas que são brilhosas e a bancada da pia com mármore carrara.. eu gostei muito, mas tudo é questão de gosto.

    www.stetica.net
    bjos

    ResponderExcluir
  4. oi,

    eu gosto dos revestimentos fosco, mas tenho minhas duvidas em relação a limpeza e riscos, aina prefiro ficar com o modelo brilhante, mas de preferencia retificado.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana Maria, obrigada pela dica! Mais pra frente precisarei trocar os pisos e azulejos do banheiro e cozinha e é super bom saber, porque a gente se perde mesmo na infinidade de opções. Beijo, Helka

    ResponderExcluir
  6. pRA MANTER LIMPO, QUANTO MAIS LISO MELHOR!

    ResponderExcluir
  7. Anoca, sou engenheira civil de formação e me especializei em gestão de grandes obras, mas sabe como é... nunca mudamos nossa essência e mantenho-me sempre informada e antenada, pois sempre q um parente está reformando ou consruindo... acabo sendo requisitada.
    Bem, não foi diferente qdo minha irmã reformou o apê para o casamento. Na época (2 anos atrás)ela bateu o pé e colocou porcelanato fosco (30x60cm) em seu banheiro social. Hoje, olha e diz... pq não te ouvi! Hsss
    Sou adepta da praticidade e prefirmo os brilhantes, pois são mais fáceis de limpar e refletem melhor a luz; além de não mancharem facilmente, mas o fosco tem sua beleza. Vai de vc e de seu estado de espírito qdo da compra.
    Bjokas e excelente início de Quaresma. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana

      Fazendo minhas pesquisas pelo google encontrei seu blog.
      Estou comprando os acabamentos da minha casa e comprei todos os azulejos com brilho, mesmo o mundo todo me dizendo que o fosco é tendência...rs
      Não ligo para o modismo e sim no que EU acho bonito e que seja mais prático, pois cuido de tudo sozinha. Sei bem como os azulejos foscos ficam manchados, mesmo sendo de excelente marca.
      Estou fazendo tudo ao contrário do que dita a moda...rs...azulejo com brilho e piso sem brilho, pois ao contrário dos azulejos, acho que o piso mais brilhoso dá mais mão de obra.


      Abraços

      Excluir
  8. Vou começar a construir e estou pensando nisso, na minha atual casa os azulejos da cozinha são com brilho, acho dificil de limpar, sempre ficam com marcas do pano úmido, me parece que no acetinado não acontece isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosicler,

      Garanto que o fosco dá mais trabalho. mancha muito mais!

      Excluir
  9. Bem Ana, no banheiro social tenho o revestimento das paredes em semi-brilho e gosto muito do resultado, porque o box e a barra do ro teto são em pastilhas de vidro, então acho bem legal. Qto a cozinha que é a única parte da minha casa que não recebeu reforma inteira, fiz uma meia parede de tijolinhos aparentes com vigas e prateleiras de madeira( estilo rústico), e foi o que eu podia ter escolhido de pior. Pra remover a gordura é o óh, numa futura reforma vou partir para o brilho sem pensar em tendênca, bjs.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Ana. Obrigada, Paula. Bom saber. Bjka

    ResponderExcluir
  11. eu gosto mto dos foscos e semi brilho, mas o fosco para mim dá um toque bem legal ao ambiente.

    ResponderExcluir
  12. Oi Aninha!
    Saudades..tantas...
    estamos em Campos , na casa da tia de Malvino e sábado pela manhã vamos pra nossa casinha em Friburgo, com a graça de Deus!
    Só voltamos ao Rio dia 4.
    Beijos e upas fortes.
    ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Aninha amei o post, eu também já fiz isso de colocar piso rústico perto do fogão da varanda e tive que trocar porque é muito poroso e gruda tudo, bjinho. Vou te enviar um email, hoje.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho o revestimento fosco bem legal...mais realmente dá um pouco mais de trabalho para limpar.
    Por falar em reforma...fiz uma no meu banheiro, dá uma olhada http://casadebonecadecor.blogspot.com/2012/02/banheiro-de-cara-nova-com-contact.html

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  15. Ana,aqui em casa tenho azulejos brancos e brilhantes na cozinha,e com o vapor,ainda mais agora que tá frio,fica as marcas de água,um horror.Parecendo que fiz uma pintura especial...rsrs...
    Passo limpa vidros,prá ficar brilhante de novo.
    No banheiro tenho fosco, escorre vapor também, mas quando seca,nem se nota,não tenho que ficar todo o tempo limpando.
    Essa coisa de pedir orientação é muito importante,na compra e azulejos e principalmente quem vai comprar piso,perguntar o PI (é a resistência à abrasão do esmalte cerâmico do piso ou revestimento,vai do 1 ao 5).Quanto maior o PI mais resistente,sendo o PI 3 mais que suficiente prá residências.Besitos

    ResponderExcluir
  16. Olá =)
    Adorei o post, muito util e as dicas foram essenciais!

    abraço
    Karina

    www.decoreideias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Ana, sabe rodei muito pra decidir e comprar o nosso revestimento lá pro apê. Eu consultei uma arquiteta e ela me orientou da seguinte forma já que estava muito indecisa por causa da grande variedade. Faça as paredes brilhantes e o piso nas áreas molhadas sendo fosco evitará que vc escorregue. Então foi o que fiz, brilhante na parede e fosco no chão (isso para banheiros e lavanderia) só na cozinha que optei por porcelanato brilhante no chão.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      Também fiz esta mesma opção!!!

      Excluir
  18. Ana Maria,

    Fico meio cabreira com modismos, creio que o produto tem que se adequar ao bolso e ser mais clássico, porque nem sempre rola fazer reformas. Penso que a praticidade, a beleza, o custo benefício e a qualidade devem sempre ser levados ao pé da letra.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Aninha,
    Acho que há uma questão de gosto na decisão de escolha. Por aqui, uso mais os acetinados nos meus projetos, mas isso acaba variando com cada cliente. Aconselho sempre comprar uma boa marca, resistente a manchas, que diz respeito ao esmalte usado na sua produção do azulejo, garantindo maior facilidade na limpeza.
    Obrigada pelo comentário sempre tão amigo, aprendo muito com você também. Desculpe o horário da visita, queria ter vindo um pouco mais cedo.
    Beijos amiga e uma boa compra!!

    ResponderExcluir
  20. Acho lindo o fosco, tem um charme sem igual.. mas nada se compara aquele brilho todo do porcelanato, da pra se espelhar..
    Só tem que ficar de olho, tenho um amigo que colocou porcelanato preto no chão da cozinha, ficou lindo, mas não é muito apropriado ficar de saia ou vestido lá hehehe.. da pra ver tudo.. mas é lindo.

    ResponderExcluir
  21. Ana, ando tao desatualizada. Faz horas que nao encaro uma reforma porque é nessa hora que a gente se preocupa em conhecer mais sobre o assunto. Mas confesso hj em dia são tantas as opções que fico zonza.
    Mas entre o brilho e fosco ,eu sempre preferi fosco.
    bj

    ResponderExcluir
  22. Aninha, você é mesmo uma pessoa muito especial!! Obrigada pela menção.
    Beijocas e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga querida, te mandei hoje de manhã o email, não consegui enviar ontem,como tinha falado que ia fazer:) bjinhos, ótimo findi.

    ResponderExcluir
  24. Prefiro os foscos, mas acho lindo, também os com brilho!

    Aprendi mais umas por aqui

    bjocas e boa sexta!

    ResponderExcluir
  25. oi Ana
    querida eu tenho aqui no meu banheiro o azuleio brilhante, quando fizemos nos aconselharam ele , e eu amo,por ser brilhante reflete a luz,e meno nos dias nublados,
    o banheiro não parece escuro.
    por isso aconselho o brilhante.
    baci

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana, Confesso que acho melhor piso ou azulejo liso e com brilho.
    Eu tenho um aqui em casa que a surpeficie não é lisa e não tem brilho e é terrivel para limpa-lo.Nesse ano compramos porcelanato com brilho, nossa é bem mais bem mais facil de limpar.Bjos

    ResponderExcluir
  27. Ana,passa lá no blog tem selinho prá você...Besitos

    ResponderExcluir
  28. Hello Ana, tudo bem?
    Então, no meu apê tem pisos e azulejos foscos nos banheiros e na cozinha. Eu gostei... achei que ficou super legal!
    Não entendo muito (ainda) sobre tendência para reforma e decoração, mas achei legal... ficou charmoso!
    Como na casa da minha mamis é tudo brilhante... decido não mexer nos pisos e nos azulejos!

    Depois, passa lá no meu e tanta ver os azulejos nas fotos do apê, assim dá pra ter uma idéia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. NA VERDADE EU NÃO ACREDITO EM TENDENCIA,PORQUE SOMOS SERES TÃO PARTICULARES E AS VEZES IR PELA TENDENCIA VC ACABA FICANDO COM ALGO QUE SEMPRE ACARÁ QUE FEZ ALGO ERRADO,TEM QUE SER O QUE A GENTE GOSTA E A TENDENCIA É PARA REVISTAS QUERIDA COLOQUE O QUE VC SEMPRE SONHOU OU GOSTOU MESMO QUE ESTEJA DEMODÊ,TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA,BSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida,

      Nossa, concordo plenamente com vc!
      A casa tem que ter a nossa cara, não a cara do que os outros acham que é moda!!

      Excluir
  30. Eu gosto dos 2.
    Sempre tive duvidas quanto á praticidade na limpeza do fosco, que você comprovou pelos comentários que mancha com mais facilidade!

    Uma combinação que fica muito bonita é usar o fosco com faixas ou pastilhas brilhantes, ou o oposto (azulejos brilhantes com uma faixa de pastilhas foscas)

    ResponderExcluir
  31. Oi Ana, meu nome é Roberta e amei seus posts, é o seguinte preciso de ajuda, talvez vc possa me ajudar..tenho traumas de pisos q grudam sujeira,ja errei uma vez e não kero errar de novo, preciso escolher um piso barato bonito e facil de limpar sei q da pra encontrar assim. Então eu gostei muuuuito de um piso acetinado..naum é fosco e nem brilhoso né..gosto muito mas ele tem tipo umas pequenas variações que proporciona esse certo brilho q ele possui tenho muito medo dele me da trabalgo ja perguntei em quatro lojas e os vendedores me garantiram q naum terei problemas mas sei lá to na maior duvida..e aí vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ROBERTA

      Uma vez também errei muito feio ao colocar uma piso rustico na parede ao lado de um fogão que tenho. Era era lindo, tinha um certo relevo
      e a gordura entranahava demais. Acabei tendo que trocar aquel pedaço, mas por um parecedo, apenas com menos relevo, porque senão ficaria muito deferente do restante.
      não posso te afirmar porque não vejo a peça que vc esta escolhendo e também nao sou especilaista no assunto, mas ter um certo brilho sempre ajuda. SEi que um piso muito claro é dificil de manter, um muito escuro pode ser também, ja vi reclamarem de piso preto que aparece qualquer poeirinha.
      Em dois banheiros lá de casa coloquei porcelanato bege muito claro e detestei. A gente passa pano e parece que nunca vai secar, as fugas claras e pequenas são ruins de limpar. Além de quequalquer cabelinho que cai fica aparecendo demais, acho um saquinho e fiquei imaginando um apê inteiro dele e relamente não iria gostar apesar do marido achar a ultima bolacha do pacote, rs.
      Boa osrte com sua escolha, espro ter ajudado um pouquinho.

      bjoo

      Excluir
  32. Confesso que li todos os posts, mais ainda estou com dúvidas , estou indo agora comprar meu azulejo.. porém como irei escolher, ... vou comprar para a lavação, cozinha e banheiro.. gostei do acetinado .. mais estou com medo de me arrepender .. e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido trabalha com construções então sempre vou as lojas de materiais. Em construções de um padrão mais alto o azulejo fosco é o que está vendendo, ele também parece menos frio. Nas casas mais populares continua o uso do azulejo brilhante, mas acredito que a tendência é o azulejo fosco ir se popularizando também. Só um detalhe, o brilhante é mais fácil de limpar pois mancha menos.

      Boa escolha pra vc, abração

      Excluir
  33. Ola, meu nome e Dayanne, a quase um mes atras comprei o porcelanato da minha casa, de primeiro momento havia escolhido para toda casa o polido mas depois de tanto pesquisar resolvi trocar o da cozinha pelo acetinado, para o revestimento do banheiro comprei com semi brilho cor branco gelo ja no piso vou colocar o polido que irei usar na casa e na regiao do box o acetinado que irei usar na cozinha, para o revestimento da cozinha estou pensando num semi brilho mais branco, sera que vai ficar legal? Sobre a marca comprei o polido da energyn marca chinesa, o acetinado da villagres, o revestimento da incefra, vcs tem alguma coisa pra me dizer das marcas? Agradeco desde ja. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane

      Eu não sou engenheira, ou arquiteta, sou uma dona de casa que ama decoração. Mas meu marido é construtor e perguntei pra ele que comentou que todas essas marcas são boas! O certo mesmo era vc conversar com um arquiteto pra te dar uma garantia, é meio complicado eu que não sou profissional te garantir o produto.
      Acho que as áreas molhadas com o porcelanato acetinado é uma boa escolha pois não devem ser tão escorregadios. As cores que estão usando são estas mesmo.

      abraço
      ana maria

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!