segunda-feira, 27 de junho de 2016

Orquídea sapatinho - orquídea de inverno

Eu gosto muito de orquídeas mais não tenho muito jeito para cuidar delas e talvez me falte um pouco de paciência também.
Do tempo em que eu morava numa casa eu tive alguns exemplares que raramente floriam.  E tive também um pé da orquídea sapatinho, a orquídea-paphiopedilum, conhecida também como sapatinho de vênus, sapatinho holandês ou queixuda , que era uma exceção.
Todo ano ela florescia no inverno, sem grandes cuidados. Cada flor em um raminho separado da outra e duravam bastante para minha alegria. Já mostrei aqui no blog a primeira vez que ela floresceu. No ano seguinte abriu mais flores.
Ela é uma orquídea terrestre, plantada em terra mesmo, mas uma terra não muito compacta que deve ser misturada  com pedriscos, casca de pinus, musgos, algo que ajude a deixar a terra mais leve e aerada.

orquideas-sapatinhos-amarelas

Estas fotos fiz na floricultura outro dia quando fui comprar  meu Cipó-uva.
Fiquei encantada pelo exemplares amarelos e esta da foto abaixo cor de vinho. Difícil decidir qual a mais bonita! Vontade de trazer as duas.
Custavam 70 reais cada vasinho, um precinho salgado mas creio que vale o investimento pra quem tem um espaço para colocar a planta depois que acabe a floração, para aguardar as flores no inverno seguinte. Eles devem ficar em local iluminado, mas não receber vento ou sol direto. Aqui no apartamento não tenho um espaço assim. Já faço doação das orquídeas que compro quando as flores acabam.


orquidea- sapatinho holandes-vinho


Abaixo a foto que fiz na casa da minha sogra com uma orquídea sapatinho branca e marrom.
Pesquisando no google encontrei em outras cores, mais branquinhas, mescladas. Enfim, elas são maravilhosas!

orquidea- sapatinho-orquidea- queixada



Obrigada pela visita ao blog de decoração Jeito de Casa!
bjus
ana


4 comentários:

  1. Oi amada...

    Sinceramente amo orquídeas mas também não tenho o mínimo jeito com plantas, imagine com elas, hehehe
    Bom aqui na cidade onde moro (Ajuricaba RS), uma vez por ano acontece uma exposição de orquídeas e é sempre uma delícia pois tem até mesmo com cheiros especiais, mel, chocolate, tem vários tamanhos, cores e formas... é emocionante ver essa diversidade criada por Deus.
    Nesse ano quero ver se fotografo tudo pra mostrar aqui, hehehe
    Amada, fica com Deus e até breve!
    Beijokas mil.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, difícil dizer qual a mais linda.
    E tb diferente, como essa orquídea sapatinho.
    Como a natureza é linda!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindas essas orquídeas, Ana, nunca tive desses modelos. Raramente compro orquídeas, a maioria que tenho foram presentes de família e amigos. Enquanto estão floridas, deixo em casa, depois disso costumo colocar sob as árvores e milagrosamente todo ano florescem. Não sei se é verdade isso que me disseram, mas falaram que quanto mais deixá-las de boa, menos cuidados tivermos, elas vivem melhor. Vai saber...Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helka

      AS vezes tenho a impressão que qdo ficamos cuidando delas todos os dias elas não respondem. Parecem que gostam de ficar mais livres e nos surpreender, ahaha

      bjo amiga

      Excluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!