quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curitiba!


Finalmente Curitiba!
Há tempos eu queria conhecer Curitiba que fica  cerca de 300 km da minha cidade na grande Florianópolis. Meu marido ficava enrolando, dizendo que não tinha nada para conhecer... bem, eu  escutava falar muito do teatro Ópera de Arame e alguns parques . Mas não imaginava uma cidade tão agradável, bonita e organizada.Uma cidade verde.
Fiquei tão empolgada que separei muitas fotos para esta postagem ...


Curitiba
Assim que chegamos encostamos o carro numa praça chamada Passeio Público... Do lado de fora não imaginava que era  tão interessante...


arara passeio publico Ctba
Além de limpa e bonita ela tem um belo aviário com várias espécies como araras, gralhas, flamingos e também um terrário com cobras de venosas do Brasil.


Jardim botânico Curitiba
 O tempo carregado nos fez correr para o Jardim Botânico antes que a chuva caísse...


Jardim botânico Curitiba
 Ele é muuuuuito lindo  com seus canteiros enormes de flores e muito verde...


Jardim botânico Curitiba
Eu com maridão...


Jardim botânico Curitiba
Na estufa...


Jardim botânico Curitiba Jardim das sensações
Dentro do Jardim Botânico há um jardim menor chamado Jardim das Sensações...



Jardim das sensações
Preparado para receber deficientes visuais... para que sintam os cheiros e texturas das plantas...



Jardim das sensações
Uma festa para os olhos... mas vamos em frente...


O lago e todos o entorno é apaixonante. O jardim é realmente lindo, foi o que mais gostamos em Curitiba. Deve ser muito bom ser vizinho e poder caminhar diariamente ali.
Ah, antes que eu esqueça, todos os passeios que estou mostrando são abertos ao público sem custo algum, nada de taxas.



Catedral Nossa Senhora da Luz
 Passamos também pela catedral Nossa Senhora da Luz...



Belo detalhe arquitetônico...



E belo interior...



Rua 24 horas curitiba
 Também no centro de Curitiba a famosa Rua 24 horas...



Diferente do que imaginávamos é mais uma grande galeria. Como era feriado e fim de tarde estava bem vazia. Mas tem uma sala com uma ótima atendimento ao turista, onde recebemos mapas e folders.


Outro passeio muito bacana é a visita ao Parque Tanguá...


parque Tanguá Curitiba




parque Tanguá Curitiba
Minha filha no chafariz do parque...



Ventava muito  na visita...


teatro opera de arame
Agora a visita esperada ao Teatro Ópera de Arame...



teatro opera de arame
Uma ideia maravilhosa transformar a antiga pedreira num ponto turístico tão bonito!



Este local chamado Oratório Bach foi o início da nossa visita ao Parque Alemão...



Uma passarela leva a Torre dos Filósofos... neste ponto havia vários andares sob a torre que não descemos a pé... pegamos o carro e fomos ao outro lado do parque...



 Na entrada o portal de antiga casa alemã...



Atrás do portal uma trilha  chamada João e Maria leva até a casa da Bruxa...



Um local mágico para a criançada, realmente encantador, com bruxa e tudo dentro da casa.


Conhecemos também o bairro gastronômico Santa Felicidade, aqui o portal de entrada.
O caminho  com seus canteiros floridos e muito arborizado lembra a Serra Gaúcha.



Esta  foto é da parte superior do restaurante Veneza onde almoçamos, vejam que belas floreiras.



Na volta uma paradinha no Parque Barigui...



Perfeito para caminhadas e exercícios.



Fechamos o passeio com a vista a segunda maior feira de artesanato do Brasil, a feirinha do Lago da Ordem. Essa feira fica no centro histórico da cidade  e acontece todos os domingos das 10 às 14 horas.



 Barraquinhas e os pontos históricos como este Solar...


A Igreja do Rosário entre outras igrejas e casarios ganha destaque por sua beleza...



Chamou nossa atenção a mesquita no fim da rua...



Um olho na rua...



E outro nos artesanatos.

Bem, sei que me alonguei na postagem, mas tentei mostrar o que mais gostei. Não vi tudo, nem fotografei tudo que vi, pois passávamos de carro por muitos pontos e com o tempo feio e muitas vezes chuviscando nem parávamos.  O centro tem largas avenidas todas arborizadas.

Espero ter outras oportunidade de passear por  Curitiba!!


Obrigada por sua companhia!
Bjus
ana maria


 Conheça a página do blog no facebook!

38 comentários:

  1. Ana com esse post nós do outro lado praticamente nos sentimos lá contigo. Ficaram maravilhosas as imagens, já estive em Curitiba, mas já tem mais de vinte anos, está linda a cidade agora. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou da minha TERRA eu também AMO a sua Floripa é meu sonho de consumo.
    todos dizem que curitibano é fechado, mas não é bem assim. somos calorosos e adoramos visitas. além dos pontos turisticos temos artistas maravilhosos e atelier de gente muito criativa.
    Obrigada pelos elogios à minha Curitiba!
    Vanessa Tavares

    ResponderExcluir
  3. Ana.fiquei encantada com tudo.Nosso BRASIL é enorme lindo e tão versátil. Direi que Curitiba faz lembrar a Europa.Amei a igreja,o artesanato,o jardim botânico,esta passadeira (antiga pedreira),que lindo,valeu a pena com certeza visita-la.Uma cidade diria eu verde! linda foto sua e e do marido,voce está charmosa! A filhota cresceu bastante neste Últimos tempo,agora já uma mocinha e linda!bjkas

    ResponderExcluir
  4. Que cidade linda e cheia de historia.
    Só pra voce saber seu post não ficou longo ficou perfeito.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. OI ANA!QUE PASSEIO LINDO!FOMOS A CURITIBA QUANDO O LUCAS TINHA 9 AMOS!JÁ FAZ TEMPO!!NÃO FUI NA ÓPERA DE ARAME, NEM NESTA IGREJA.MAS AMEI ACIDADE, OS SHOPPINGS...TUDO LIMPO E MUITO ORGANIZADO,AS O QU MAIS AMEI FOI A FEIRINHA!ADOREI AS FOTOS!!BJS E MELHORAS!

    ResponderExcluir
  6. Ana,
    EU sou apaixonada por Curitiba, e ver suas fotos me lembrou da minha viagem!
    Quantas saudades!
    Adorei que compartilhou com todos nós,
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, sou suspeita para falar pois sou curitibana e AMO minha terra, não me imagino morando em outro lugar, ainda mais que moro desde que nasci em Santa Felicidade, que costumamos chamar de Colonia, pois é como uma cidade de interior dentro de Curitiba!
    Que bom que gostou dos passeios e não se preocupe que pegar um resfriado aqui faz parte do turismo da Cidade kkkkkk beijos

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de viagem Ana,muito linda Curitiba...tenho uma amiga que foi umas 3 vezes e adora,pretendo conhecer. Bjs Trícia.
    http://delicinh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa...quanta saudade da minha terra...fazia caminhadas todo final de tarde no passeio público com minha amiga Ale Brito...Jardim Botânico caminho para casa... Parque Barigui era o encontro com os amigos final de semana...feirinha do Largo da Ordem ajudava um outro colega para vender suas jaquetas de couro belíssimas...a Igreja do Rosário a minha preferida, mas a Catedral foi onde fui batizada...antes da entrada do portal de Santa Felicidade a esquerda, a rua da casa da minha madrinha querida...ai..ai..Obrigada por me proporcionar esta visita tão gostosa a minha terrinha amada.Bj Obrigada Ana Maria.

    ResponderExcluir
  10. O post não ficou longo Curitiba merece este carinho esta é a cidade do meu coração cresci passando minhas férias em Curitiba e no interior do Paraná, bjs a todos os curitibanos.
    bjs especial pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana Maria,

    Adorei! Eu e o marido vivemos programando pra ir, mas sempre acontece algum imprevisto e não dá pra ir {estamos em Blumenau}.
    Mas agora você atiçou ainda mais minha vontade.
    Quando marido chegar vou correndo mostrar sua postagem pra ele...haha
    Os lugares que você visitou estão na nossa lista também :)
    Beijo,

    Deia

    ResponderExcluir
  12. Adoro Ctba! Lindas fotos Aninha!! Adorei... tb já visitei todos esses lugares!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah, Ana Maria, Curitiba é bonita demais! Adoro a Santa Felicidade, sou uma comilona de carteirinha. Lindas suas fotos e ao vê-las, me bateu uma vontade louca de viajar. Tô precisando muuuuito dar uma escapadinha. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ana, eu adoro Curitiba.
    Quando criança baixavámos de Maringá a Camboriú, e era nossa parada de almoço em Santa Felicidade.
    Comíamos num restaurante que servia uma polenta frita deliciosa.Vinha cortada como batata frita palito.
    E lembro que dentro tinha entre 2 vidros,tipo uma cascata.Eu ficava impressionadíssima com a beleza daquilo.
    Aqui sempre me perguntam do Brasil,eu falo: é lindo,enormee...
    A professora do meu filho,há uns 10 anos atrás foi para o Brasil de lua-de-mel, e conheceu ums 20 cidades e ficou maravilhada com tudo.
    Lindo seu passeio,obrigada por compartilhar.
    Besitos

    ResponderExcluir
  15. Mana, um arraso as fotos

    Ctba é td de bom, fa tempo q não vou pra lá...é um passeio mto bonito mesmo.

    beijo
    Grasi

    ResponderExcluir
  16. Adorei rever Curitiba através de sua postagem.
    Vale a pena voltar porque ainda tem muita coisa a ser vista e o passeio de trem é imperdível.
    Melhoras para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ah, ia esquecendo de dizer que você é muito bonita e sua família também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana, que lindo o seu post! Eu sou suspeita, pois moro aqui e amo Curitiba. Eu sou vizinha do parque Jardim Botânico e acredite correr lá todos os dias é maravilhoso. A Feirinha do largo é demais!
    E se tiver oportunidade venha fazer o passeio de trem, tenho certeza que vai amar.
    Beijos
    Anne

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana, q delicia de passeio. Não conheço a cidade mas viajem contigo nestas fotos. Obrigado por dividir conosco. Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Que passeio maravilhoso!!! confesso que agora, mas que nunca, quero conhecer Curitiba!

    ResponderExcluir
  21. Oi Ana, que maravilha de viagem, me deixou mega curiosa para conhecer a cidade!! Conheço muito o trabalho que Jaime Lerner fez na cidade mas não tive a oportundiade de conhecer ainda..
    Aproveitando a visita quero te convidar para um sorteio super legal no blog com direito a uma vale presente de até R$ 100,00 na loja Boutique de Achados. As inscrições vão até o dia 22/10, não perca tá? O link do Sorteio:
    http://www.arquitrecos.com/2012/10/sorteio-arquitrecos-e-boutique-de.html
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  22. Oie flor sou de Curitiba e foi a Grasi que me indicou seu blog.
    Fico feliz que tenha gostado do passeio, e que pena que o tempo estava assim, mas aqui é de Lua, no mesmo dia fazem as 04 estações.
    Amei as suas fotos e espero que volte em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Que passeio gostoso! É bom conhecer novos lugares, né? E que cidade encantadora, gostei muito!

    ResponderExcluir
  24. Nossa, agora eu fiquei com vontade de conhecer Curitiba...

    Saudades de vc

    abraços

    ResponderExcluir
  25. adorei rever Curitiba, através das tuas lentes. amei tudo. Tua filha está linda. E tu e o maridão tbm. Bjos no coração.

    ResponderExcluir
  26. Como curitibana e apaixonada por Santa catarina, espero que tenha gostado. E que consiga imaginar o quanto pode ser mais bonito com sol!!

    ResponderExcluir
  27. Adoro Curitiba e seu verde encantador.
    Lindas fotos.
    Bjos
    Lú Melo

    ResponderExcluir
  28. Olá Ana Maria,
    Adorei as imagens!
    A paisagem é linda!
    Talvez um dia...quando eu poder visitar o seu país... possa lá ir!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  29. Q bacanérrimo vc ter visitado Curitiba com a família.
    Eu não conhecia a cidade, só de passagem devido ao trabalho, mas nunca havia visitado de verdade, até q num feriado em Maio, assim q voltei da Grécia, fui visitar essa cidade linda.
    Passei por todos os pontos turísticos possíveis e desfrutei bastante, assim como vc tb faz. Q muitos outros passeios em família venham!!!
    Bjokas lindona.

    ResponderExcluir
  30. Nao conheço Curitiba, lindas fotos, deu até vontade de conhecer.... Só nao gosto do friozinho ! rsrsrs bjs
    Laura
    http://encantosdalaura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nossa Aninha...que linda que é Curitiba!!!!
    Estou encantada e com vontade de conhecer pessoalmente. Tudo limpo, nem parece Brasil...
    Parabéns pelo passeio!
    Beijos e ótimo fim de semana pra vocês!
    ;)

    ResponderExcluir
  32. QUE LUGARES TAN HERMOSOS!!!!!!
    ME ENCANTARIA VIVIR EN UN LUGAR ASI.
    FOTOS PRECIOSAS.
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  33. Que saudade! Visitei muito todos estes lugares, Ana. Vc não foi ao shopping estacão? Era o meu preferido.
    Olha, Curitiba é uma cidade especial pra mim. Foi ai que compramos o Paco e também foi onde passei 02 anos na companhia do meu querido Vozinho, estará pra sempre na minha memoria.

    ResponderExcluir
  34. Oi Ana, gostei das fotos e da narrativa, qd eu vim para Curitiba de Floripa demorei para me acostumar achava aqui muito grande e as pessoas muito reservada, ao passar do tempo me adaptei fui gostando de todos esses lugares que vc mostrou, a feira do largo da ordem vou com frequencia e a Opera de Arame é bem pertinho de casa. Essa cidade tem uma infra-estrutura muito boa, te muita coisa para fazer e ver... Só não conheço o jardim Sensações do Botanico , mas agora em Novembro vou participar de uma exposição nesse parque e aproveito para conhecer. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  35. Curitiba é uma cidade linda e deliciosa... Não aguento de tanta saudade... amo demais...

    ResponderExcluir
  36. Vc tem o direito de se alongar sempre, Ana, pois seu texto é bom, suas imagens sempre lindas. Amei conhecer Curitiba pelos seus olhos, mas fiquei ainda com mais vontade de ir até lá!
    Belo passeio, lugares interessantes, família linda, post td de bom!
    Bjo&Carinho,
    Jussara

    ResponderExcluir
  37. Já havia visto essa sua postagem anteriormente mas não tive tempo de deixar um comentário.
    Eu adoro qdo vocês, meninas do sul do Brasil, fazem postagens dos lugares onde vivem, ou por onde passam. Adoro ter a oportunidade de conhecer um Brasil lindo que eu não conheço. Do sul, só conheço Blumenau, e me apaixonei pela cidade.
    Suas fotos estão ótimas, e me deu uma vontade danada de visitar essa linda cidade.

    ResponderExcluir
  38. Me mudei a pouco tempo para São José - SC, antes disso morei por 11 anos em Curitiba, a cidade é linda mesmo e toda bem cuidadinha, é uma das poucas coisas que sinto falta, além da diversidade gastronômica em todos os horários imagináveis!!!!

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!