sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Dicas para utilizar conceito aberto em sua decoração

O atual momento do planeta trouxe uma série de reflexões. Desde o início de 2020, passamos a definir melhor nossas prioridades e nossos objetivos, resultando em uma nova forma de lidar com a vida. Isso acabou refletindo bastante no entorno – mais especificamente em nossos lares.


decoracao-ambintes-integrados


As pessoas passaram a ficar mais horas dentro de casa, puderam ter mais tempo para suas famílias e começaram a trabalhar em seus respectivos home offices. A necessidade de otimização do espaço acabou transformando em tendência ideias para interiores como o conceito aberto, tema do nosso conteúdo de hoje.


O que é o conceito aberto?


Seja pelo aumento populacional ou pelo melhor aproveitamento dos terrenos, os imóveis foram diminuindo ao longo dos anos. Até mesmo quem busca apartamento a venda em higienópolis ou outros bairros nobres de São Paulo acaba percebendo o fenômeno.


O conceito aberto torna-se, portanto, uma ótima opção para quem quer aproveitar melhor seus espaços pois elimina paredes e divisórias entre os cômodos para garantir uma sensação de amplitude, maior incidência de luz natural e melhor circulação pelos ambientes.


decor-cozinha-integrada


Como as decorações integradas surgiram?


Apesar de em alta nos últimos anos, o conceito já existe há algumas décadas. Cidades que abrigavam muitas fábricas, como Nova Iorque, começaram a transformar esses espaços desativados em complexos residenciais.


Os janelões, o pé direito alto e a ausência de paredes foram características que não só inspiraram o conceito aberto para casas e apartamentos, mas também foram o pontapé inicial para um dos estilos mais populares entre os designers de interiores – o industrial.



Benefícios do conceito aberto para interiores


A abordagem traz uma série de vantagens para os moradores. A ausência de paredes traz uma conexão maior entre o que há dentro e o que há fora do imóvel, proporcionando uma experiência orgânica de contato com o exterior rara entre as unidades localizadas em ambientes urbanos.


Além disso, o conceito aberto favorece a socialização entre moradores e impacta de maneira positiva as reuniões com amigos, uma vez que a sala de estar acaba dialogando melhor com outros cômodos como a cozinha e a sala de jantar. Por fim, a decoração integrada é capaz de ampliar espaços que antes eram menores – como dormitórios e áreas de serviço.


apartamento-ambientes-integrados


Dicas para realizar uma decoração integrada no seu espaço


Em tese, a implementação do conceito aberto em ambientação é simples: basta escolher as paredes que deixarão de existir para integrar os cômodos. Para otimizar essa transição, é preciso ter em mente um estilo que unifique esses espaços. Ou seja, a escolha de um estilo contemporâneo, por exemplo, deve abrigar e integrar os cômodos sem divisórias.


Da mesma forma que essa unidade é importante para o conceito, as cores e o piso também podem ser escolhidos de forma a causar essa fluidez entre os ambientes. Por último, ainda que os ambientes estejam devidamente integrados, é necessário definir onde um termina para que o outro comece.


Bancadas de cozinha são a escolha ideal para dividir esse ambiente da sala de estar, assim como um aparador pode indicar o fim de uma sala de jantar e o início de um home office.


cozinha-integrada-apartameto


Em seu projeto, leve em consideração a composição do apartamento para não prejudicar a estrutura do prédio. Muitas das paredes de um imóvel são, na verdade, a viga de sustentação do edifício e não podem ser removidas, por exemplo.



varanda-integrada-ape

Boa sorte em sua transformação e até a próxima!



Obrigada por sua companhia!
ana maria

domingo, 17 de outubro de 2021

Como usar tapetes listrados na decoração da casa

Elementos cuja estampa apresenta linhas em sequência podem provocar efeitos diversos nas 

decorações. A exemplo dos tapetes listrados. Veja.


decor-tapete-listrado
Revista Viva Decora 3

Os 3 segredos de como usar tapetes listrados na decoração de sua casa

Já parou para pensar em como as linhas dos objetos que colocou na decoração da sua casa interferem na própria percepção que tem dos ambientes que decorou?

Muita gente tem pouco cuidado ao unir, num mesmo cenário, itens de diferentes cores e estampas, como um tapete listras, pensando que esse mix vale a pena. Bem, na verdade, isso até pode ser bem interessante, mas pode comprometer o plano.

De repente, após terminar de compor os cômodos com base no projeto de decoração, você percebe que os espaços parecem desagradáveis. O que deu errado?

Acredite ou não pode ser as tonalidades, ou mesmo o sentido das linhas dos tapetes listrados que escolheu para cobrir o piso. Mas não se preocupe. No texto a seguir, vamos lhe passar algumas orientações bem simples que vão lhe ajudar.


dicas-decor-tapete-listrado
Rua 141 Arquitetura


1 - Quais os efeitos visuais que as linhas provocam na decoração?

Todos os objetos presentes nas decorações apresentam linhas de contorno. Isso vale para um grande elemento de arquitetura, um pequeno ornamento ou mesmo estampas de tecidos. E tudo isso vai influenciar de muitos modos os cenários, dependendo da forma que assume.

Por isso mesmo, o decorador precisa compreender essa questão e planejar o contexto final do seu projeto.

Neste texto, vamos focar especialmente nas linhas retas. Elas são simples e expressam força e firmeza - além de provocar outras ideias e sentimentos nas pessoas, dependendo do indivíduo.

Os traços paralelos podem dar à decoração uma atmosfera mais de tranquilidade e uma sensação muito agradável. Contudo, em excesso, pode deixar os cenários um tanto quanto monótonos. Cuidado.

Devemos também evitar as linhas inclinadas, porque dependendo do sentido para qual se inclinam podem gerar sensações desagradáveis.

Por exemplo, olhando elas de frente, se inclinadas para trás, podem transmitir uma boa ideia de movimento, mas também de desequilíbrio. Uma boa solução seria equilibrar a decoração, adicionando a ela estampas com linhas nos dois sentidos.

Antes de passar para o próximo tópico, ainda precisamos citar a possibilidade do uso, na decoração, das linhas curvas. A predominância de itens com tal marcação, mesmo que por estampas - e isso inclui os tapetes - poderia ser classificado como de caráter feminino.

A explicação é porque tais linhas, graciosas, lembram o corpo feminino; e também emprestam ao ambiente um forte sentimento de movimento.


Revista Viva Decora 2


decoracao-sala-casa-de-praia
Bruno Cortina


quarto-tapete-listrado
Jean Felix

2 - Para qual lado as listras dos tapetes devem ficar?

As linhas nas decorações são tão poderosas que elas podem mudar por completo o aspecto dos ambientes. Por exemplo, as linhas horizontais podem aumentar a sensação de largura, comprimento ou profundidade dos ambientes. Mas isso vai depender, claro, da orientação dessa marcação.

Observação: essa regra que citamos antes é utilizada até mesmo para a amarração de lajes, onde a armadura é disposta em sentido oposto à força de carga. Então, se a força visual te leva demais a perceber um ambiente num sentido, "empurre-o" para o outro.

Vamos pegar como exemplo as salas de estar. Geralmente esse cômodo da casa apresenta uma planta em proporção retangular. No sentido maior, são dispostos os móveis sofá e rack - um frente ao outro. E então, nesse caso, o ideal seria colocar um tapete sob essas peças com as listras em sequência em sentido que marque esse sentido - justamente do sofá para o rack.


como- decorar- com- tapete-listrado
Mis Arquitetura e Interiores

tapete-listrado-na-decor
Mis Arquitetura e Interiores


tapete-listrado-dicas-de-uso-decoracao
Revista Viva Decora 2

3 - Quando usar tapetes listrados em preto e branco e os coloridos?

Nas lojas de artigos para casa, podemos encontrar tapetes listrados em diferentes combinações de cores. As peças em preto e branco são lindas e super combinam com decorações modernas, tendo como pano de fundo móveis em tons de cinza.

tapete-listrado-preto-e-branco-sala
Bianchi & Lima Arquitetura


Contudo, esse tipo de tapete ganha melhor destaque quando colocado em cenários que são personalizados - por meio de almofadas e mais - com cores cítricas.

Agora, se você quiser acertar na compra de tapetes listrados para casa, aposte nos modelos coloridos. Móveis em tons de madeira ou bege combinam bem com eles.

Já para os acompanhamentos, cortinas, almofadas e mais, tanto neutras quanto nos mesmos tons de cores. Mas atenção, é melhor que essas peças secundárias não sejam listradas, o que poderia quebrar o efeito de influência das linhas dos tapetes.


quarto-praia-tapete-listrado-decor
Espaço do Traço Arquitetura


living-tapete-litrado
Clarisse Reade


AMC Arquitetura


tapete-na-varanda-decoracao
BZP Arquitetura


decor-tapete-apartamento-pequeno
Revista Viva Decora 2


decoracao-tapete-listrado
Pietro Terlizzi


decor-tapete-listrado
Leo Muricy


quarto-bebe-tapete-listrado
Mariana Martini


quarto-bebe-moderninho
Revista Viva Decora


banheiro-decorada-tapete-listrado
Lugar Arquitetura


Responda a essas 3 perguntas e use tapetes listrados de uma forma que eles vão deixar sua  casa linda!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe VivaDecora.


Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest 

Jeito de Casa  Blog - Decor e Arquitetura

ana maria

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Exemplos de modelos de cortinas para cozinhas.

Cortinas barram a entrada de luz e vento nos ambientes, e dão mais privacidade. Nas cozinhas, sua função principal é decorar. Veja ideias.

Natália Bilibio Schwinn


3 dicas de cortinas para decoração de cozinhas:

escolha seu estilo!

Cozinha é um ambiente tão diferenciado, não é mesmo? Podemos passar horas dentro dele, executando diversas atividades diferentes; contudo, mesmo assim, não sentimos a mesma necessidade por privacidade como quando estamos no quarto.

E por qual razão? Bem, justamente porque as características funcionais desse setor da casa são realmente voltadas ao "social". Então, por que cortinas?

Sim, algumas decorações de cozinhas têm cortinas frente a janelas. Pode-se dizer que existem  duas razões bem simples para isso: enriquecimento da personalização desse cômodo e  tentativa de controle visual.

Explicando melhor, podemos não sentir a necessidade por privacidade, por exemplo, mas ter a alternativa de poder barrar a visão, luz e vento agrada e traz sentimento de segurança.

Agora, sabemos que tradicionalmente - pelo menos nos projetos de cozinhas modernas brasileiras - as janelas encontram-se sobre zonas de pia. Mais uma alternativa é ter janela perto das mesinhas de café-da-manhã.

Nesses dois casos, qual será os modelos que se adequar melhor, sem comprometer as atividades desempenhadas no local? Você sabe? Tudo bem, contamos nos tópicos a seguir.


Fabiane Vicentin


Getlickd Bathroom Design


#1 Cortina de tecido

As cortinas de tecido são uma excelente opção para cozinhar. Geralmente os modelos desse tipo encontrados prontos à venda nas lojas apresentam um design bem tradicional.

Por exemplo, com panos frisados, em estampas xadrez, recolhidos para as laterais com uma alça, mais um bandô na parte de cima. Entretanto, apesar de bonitas, essas cortinas pouco combinam com decorações modernas.

“Para deixar o seu ambiente harmonioso, procure combinar a cortina para pia de cozinha com a peça da janela. Caso você utilize um tecido muito fino de cortina para pia de cozinha que não esconda de forma adequada às panelas, faça um forro com tecido mais grosso.” - trecho de reportagem de Terra.


Marcia Rubinati


Ideal Textile


Existem outros modelos de cortinas igualmente delicadas e podem fazer mais sentido em composições atuais.

Nas imagens deste texto, vemos um exemplo de cortina "De fole" - aconselhada quando a ideia é cobrir o tamanho exato da janela, acrescentando apenas o necessário para arremates laterais e a bainha. Mas esse tipo de cortina precisa ser lavada com mais frequência.


Homedit


Homedit

Observação: pode-se fazer cortinas com menos pregas ainda, a depender da cobertura e da solução para recolher suas partes - como o uso de cordões.

“A cortina da cozinha terá que ser confeccionada com tecidos leves e fáceis de serem lavados e passados, já que estará sujeita à umidade e à gordura quase sempre presentes  neste ambiente da casa. Poderá ser feita em tecidos que facilitam a manutenção, como algodão, rendas e poliéster.” - trecho de reportagem de Clique Arquitetura.


#2 Cortina de renda

As cortinas de renda fazem muito mais sentido para as decorações de cozinha. Primeiro porque seus panos apresentam tramas com orifícios mais abertos que permitem uma melhor passagem de ar, algo ótimo para o ambiente. E, segundo, especialmente as cortinas de renda prontas são mais resistentes, podendo ser lavadas com mais frequência - outro ponto positivo.

Sim, você pode criar uma cortina de renda para a cozinha da sua casa através de um processo artesanal, como tear de tela, sarja ou cetim. Mas como a cozinha é um ambiente onde muitas partículas de gordura estão pelo ar, se recomenda aplicar, posteriormente, um sistema de proteção sobre a peça. Contudo, cuidado, pois os produtos usados na impermeabilização não podem ser inflamáveis.

(Quanto a cor dessa cortina) “A cor branca é a mais utilizada na decoração da cozinha.”,

“Isso porque as cortinas desta cor são mais fáceis de combinar com qualquer outro tom

e estilo.”, “Cores neutras garantem amplitude ao ambiente.” - trecho de reportagem de Tua

Casa.


Amazon Uk


Revista Viva Decora


#3 Persianas

Por fim, devemos citar as persianas. As peças compostas de tiras de metal ou de plástico são bastante resistentes. E ainda precisamos destacar que também são muito mais fáceis de serem limpas - basta um pano ou esponja macia umedecida de água e detergente.

Claro que seu visual pode fazer o ambiente parecer industrial. Por isso, considere novamente a cortina de tecido tipo rolo.


Revista Viva Decora


Priscila Fernandes Arquitetura


São diversos estilos e modelos, escolha o que mais combina com você e deixe sua cozinha mais aconchegante e bonita!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora