Projeto Bruno Gap
Arrase com incríveis modelos de persiana na decoração de sua casa
Um sistema já muito conhecido pelos decoradores para o fechamento de janelas são as cortinas. Agora, mesmo que elas apareçam ainda em muitos projetos de interiores, poupo a pouco, têm perdido espaço para os mais diversos modelos de persiana.
Algo que antes era empregado apenas em ambientes corporativos agora pode ser visto conferindo beleza e sofisticação também em residências.
Projeto Bender Arquitetura
Um pouco sobre as persianas | Características e usos
De fato, as persianas ganharam uma notável importância nas propostas de decoração residencial. Esta tecnologia evoluiu tanto que agora é possível usar e abusar deste material para acrescentar mais personalidade aos projetos.
Mas este toque diferenciado ainda tem a mesma finalidade de antes -das cortinas tradicionais -, que é dar um fechamento adequado às janelas.
Persianas ajudariam a controlar a entrada de luz solar nos ambientes. Elas também garantiriam uma maior privacidade para quem estivesse nos interiores da casa, além de outras possibilidades.
E os modelos encontrados nas lojas são bem modernos; em várias cores e estampas; podendo combinar com qualquer tipo de decoração, não importando o estilo. Sendo que ainda é possível controlá-los de forma automatizada,
“Além de funcionais, elas (as persianas) têm um grande apelo decorativo, pois ‘vestem’ a casa. Deixam qualquer ambiente mais elegante e acolhedor.” - Marina Linhares, em reportagem de Revista Casa e Jardim.
Adrocha Arquitetura
Iná Arquitetura
Anna Maya e Anderson Schussler
Amanda Pagliarini Macedo
Os tipos de persianas encontrados no mercado
Há inúmeras versões de persianas à venda no mercado – em vários preços, materialidades, cores, texturas, dimensões e mais. Mas a sua maior diferença tem a ver com as lâminas que as compõem.
Dentre muitos tipos, as persianas que mais se destacam são as horizontais. A principal diferença é que ela não vedam totalmente a claridade ou a ventilação – com o controle feito por meio do sistema de “basculamento das lâminas”.
Ainda dentro das opções de persianas horizontais, há uma persiana chamada “rolô” - bem prática, com um visual mais clean e clássico.
Este modelo – como o próprio nome diz - é suspenso ficando enrolado. E também é capaz de bloquear quase que completamente a entrada de luz, fazendo também um melhor controle de calor nos interiores.
Outros modelos de persianas horizontais que precisam ser aqui destacados são a “romana”, a “celular” e a “double vision”.
A primeira vai se dobrando enquanto é recolhida; e pode ser feita em tecidos nobres, como os blackouts, barrando ainda mais os raios UV.
A segunda parece uma colmeia, apresentando um ótimo desempenho acústico e térmico.
E a terceira, mais opaca, bloqueia parte da luz sem tirar a visão do exterior.
Então, por fim, há as persianas verticais. O diferencial deste modelo é que ele vai do chão ao teto, podendo seu trilho de sustentação ficar escondido atrás de uma sanca.
Seu deslocamento, como pode se imaginar, é feito em sentido horizontal - sendo as lâminas levadas para uma das laterais da janela, ficando sobrepostas. Porém, quando fechada, fica um painel totalmente ocluso, destacando a altura do pé-direito da sala.
O modelo de persiana indicado para cada tipo de ambiente
Como ressaltado antes, as persianas agora podem ser mais bem adaptadas a projetos de decoração de interiores residenciais. Isto inclui ambientes como salas, banheiros e outros.
Mas, claro, o modelo horizontal sempre combinará melhor com ambientes de serviço, tipo home office – embora também seja visto em propostas voltadas para quartos.
“Hoje temos persianas com tecnologia para atender às necessidades de cada ambiente.”
“O modelo tem de se adaptar ao gosto, à solução, à proteção e à decoração da casa.”
- Rita de Cássia Tancini Camilo e Graziella Castanheira, em reportagem de Revista Casa e Jardim.
Persianas comuns, como as que são feitas em PVC, metal e madeira sintética – que são mais fáceis de serem limpas – combinam bem com cozinhas e lavanderias.
As que são feitas em bambu, palha ou em fibras têxteis já ficam melhores em áreas íntimas, incluindo salas de estar e de jantar. Aliás, para estes cômodos as em “rolô”, “romana” e “celular” dão um charme especial e controlam bem a luz.
E, assim como as persianas horizontais, os painéis verticais também possuem suas vantagens. Neste caso, tal sistema é mais indicado para ambientes com grandes vãos ou grandes panos de vidro.
Marília Veiga
Observando as imagens fica claro como isso funciona bem para salas com varandas amplas. Agora, é só escolher o modelo de persiana perfeito para sua casa.
Actual Design
Essas dicas de modelos de persiana utilizados na decoração residencial foram criadas pela equipe Viva Decora.