Mesmo que você não tenha um vaso florido, um verdinho faz um bem danado!!
E hoje eu selecionei pra você algumas especies de plantas que andam em alta nos projetos de decoração de interiores...
1- SUCULENTAS
Desde que criei o blog em 2009 elas foram surgindo e faziam o maior sucesso plantadas em xícaras. De lá pra cá elas conquistaram seu espaço e estão aqui firmes fortes presentes nos projetos de decoração, nas imagens compartilhadas pelas redes sociais são unanimidade!
Enfim, as suculentas caíram no gosto popular porque são muito fáceis de cuidar. Eu sempre dou a dica de molhá-las com uma garrafinha do tipo squeeze ou com um borrifador, para que não fiquem encharcadas demais e apodreçam, pois suas folhas gordinhas ( suculentas ) já armazenam água por natureza. Muitas pessoas não sabem, mas as suculentas também tem um período em que dão flores. Elas estão sendo usadas até em decoração de bolos!
Ah, e os vasinhos pintados , customizados também estão em alta, veja que fofos!
2- JIBÓIA
Uma trepadeirinha antiga, antiga que parece planta do tempo da vovó, vem surgindo nos projetos de decoração. A Jibóia pode ser cultivada na água ou na terra, seus galhos criam raízes quando colocados em potes com água rapidamente. Em tempos de doenças como dengue e zika é melhor plantar na terra e não deixar água nos pratinhos.
A planta Jibóia é ótima para interiores mas não gosta de ficar exposta diretamente ao sol.
Imagem
A foto abaixo eu trouxe de um projeto do arquiteto Mauricio Arruda para o programa DECORA do Canal GNT. Ele criou um jardim vertical no box do banheiro.
3- DINHEIRO EM PENCA OU TOSTÃO
Na onda dos verdinhos na decoração esta plantinha conhecida por Dinheiro em penca ou Tostão vem ganhando destaque também.
A mudinha custa cerca de 1 real nas floriculturas . Eu comprei 4 mudinhas e usei vasos que já tinha em casa para plantá-las, veja a foto abaixo que é de uma muda que plantei e agora decora meu lavabo. Cresce muito rapidamente sempre em busca da luz, o ideal é um ambiente iluminado, sem sol direto também.
Um vasinho forrado com chita. Esta ideia vale para os vasos de barro como para os de plástico simples ficarem mais fofos...
4- CACTOS
Facílimo de cuidar como as suculentas, pedem pouca água e podem ficar dentro de casa. Além disso ocupam pouco espaço comparando com uma palmeira por exemplo, ideais para os ambientes menores de hoje em dia.
O mandacaru da foto abaixo é uma das espécies mais utilizadas na decoração.
5- COSTELA- DE- ADÃO ou PHILODENDRO
Estas plantas são lindas, bem decorativas . Plantadas na terra crescem demais e se agarram a muros s paredes, por isso tive que tirar uma que plantei diretamente na terra na minha antiga casa.
Mas em plantadas em vasos eles comportam-se bem e decoram muito também.
Na verdade estas duas espécies : Costela -de- Adão, nome popular da Monstera e Guaimbê, ou Imbé nome popular do Philodendro.
O que eu mais gosto nesta planta é o ar tropical que ela confere a decoração.
O que eu mais gosto nesta planta é o ar tropical que ela confere a decoração.
No meu post anterior eu mostro as diferenças entre as duas espécies que são tóxicas. Cuidado com animais e crianças.
E se vc colocar apenas folhas em vasos elas ficam lindas e duram bastante trocando a água diariamente. Estas eram a folhas menores de uma planta enorme de um terreno que visitei. Nem teria vaso grande o suficiente para suportar suas folhas maiores.
Espero ter inspirado você!
Obrigada pela visita ao Jeito de Casa - Blog de decoração!
bjus
ana
Olá, Ana. Lindo seu post. Plantinhas em casa ajudam a dar saúde, e fazem muito bem as nossas almas. Sempre tenho plantas em casa, e no jardim também. Sugiro deixa-las sem terra, mas com "gel" próprio para plantas. Duram mais, e ficam mais fortes. Aí no Brasileiro, também há este gel???Continue sempre com seu blog. É um prazer ler seus posts, sempre tao variados e elucidativos. Maria João (Jó)
ResponderExcluiroi Maria João, aqui no Brasil eu não conheço, talvez até usem mas não é algo muito comum. Bem interessante este produto, deve ser bem nutritivo!
ExcluirMuito obrigada por seu comentario, fiquei super feliz com seu super recado <3
bjão
ana
Ana, amo plantas. Minha dúvida sobre a jibóia é: será q ela libera algo nas raízes q impede d dar mosquito na água? Tenho a minha há anos sempre com água e nunca teve nenhuma larvinha... Graças a Deus! Acho q não é coincidência...
ResponderExcluirBJOS!
oi Daniela
ExcluirFui dar uma pesquisada e parece que ela não tem gases e tal, mas com cuidados ela pode ficar na água sim. veja o link:
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/16/materia/227331
Obrigada pela visita querida, bjão.
Ana,
ResponderExcluirEu estou procurando ter mais plantas de interior, e adorei o post.
Eu tenho jibóia, que aqui chama Poto.Mas podei a dita cuja, tem uns anos e acho que errei a mão e ela agora não cresce prá baixo,mas abriu a cabeleira...rsrs...
A dinheiro em penca, vou ver se encontro, vi no seu lavabo e amei.
Tenho também spatifilus e hera.Agora as suculentas me odeiam,sou uma serial killer delas.
Besitos e tenha uma semana abençoada
Sou muuuito suspeita, Ana, adoro plantas dentro e fora de casa. Realmente, essa seleção que vc fez não demanda grandes cuidados e dão um up instantâneo em qualquer espaço. E esses vasinhos pintados? Coisa mais linda! Beijo
ResponderExcluirAna, amada.
ResponderExcluirEstou passando por essa fase de escolher as plantas para a minha casa e esse post me ajudou MUITOOO!!!
Puxa, muito obrigada meeesmo!
Amo esse teu cantinho especial que sempre me ensina e inspira.
Beijokas mil.
Bom dia Ana Maria,adorei seu post sobre plantas.tenho na minha casa uma palmeiras rafhis,uma zamiokulka e um lirio da paz.esse fim de semana irei comprar uma jiboia.abraços e parabéns pelo seu post...
ResponderExcluir