sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Exaustor, depurador ou coifa: qual o melhor pra minha casa?

* Este post é uma contribuição da equipe Bondfaro ao Blog Jeito de Casa

Quem não gosta de uma fritura, que atire a primeira pedra? Tudo bem que não é um dos pratos mais saudáveis, mas vez ou outra acabamos fazendo um prato assim. Porém, se há algo que na hora de prepará-la é a sujeira, odor e fumaça que se manifestam pela cozinha.
Uma das maneiras de se livrar de grande parte do problema são as coifas. Depuradores também. E por que não exaustores?
Simplesmente os três termos designam o mesmo aparelho. Não estranhe se já ouviu falar neles, mas nunca pensou que seriam a mesma coisa; é normal.
As coifas são eletrodomésticos utilizados em cozinhas, comumente sobre os fogões para que aspirem todo o vapor excedente da fritura, evitando fumaça, odor e manchas nos azulejos e no teto.

A depuração do ar feita através desses aparelhos pode acontecer por filtragem ou exaustão.
O modo de filtragem retém as partículas de gordura em filtros específicos que são removíveis ou à base de carvão ativado, neutralizando o cheiro e a propagação da fumaça.
Já o modo exaustão é mais simples, e até; rústico: o vapor sobe com a gordura que sobe das panelas é sugado e eliminado diretamente em ambiente externo, sem interrupção e filtragem das partículas.

É muito útil e simples! Mas o benefício de ter um aparelho desses é muito maior do que sua operação. Isso facilitará muito a sua limpeza, é muito ruim lavar azulejos e paredes engorduradas, que  impregnam e são difíceis de retirar.

Como há diversos modelos de coifas as funções variam um pouco, desde as compactas e simples até as industriais mais robustas que requerem dutos para instalação.
As mais comuns e indicadas para o ambiente doméstico são fáceis de se instalar e fazem função de depuração e exaustão através do sistema de filtragem.

Quanto à instalação das coifas, temos três principais tipos: as de parede, as de ilha e as de ângulo.

Coifa de Parede:


Este tipo de modelo é o mais comum do mercado. Os aparelhos são instalados sobre os fogões nas paredes das cozinhas, sendo parafusados facilmente e com sistema de exaustão e filtragem.


Coifa de Ilha:


As coifas de ilha tem o mesmo desempenho de uma coifa "normal". A única diferença está mesmo na sua instalação. Em algumas cozinhas,tipo americana por exemplo, os fogões são colocados sobre balcões (os chamados cooktops) centralizados nas cozinhas, numa espécie de "ilha". São presos ao teto e podem operar por exaustão ou filtragem.

Coifa da Ângulo:


Bem, como o nome já diz, a singularidade desse tipo de coifa está em sua instalação no canto da cozinha, de forma angular, e que também pode operar por exaustão ou filtragem.
Esperamos ter ajudado a esclarecer sobre o tema!
Leiam também as opiniões das leitoras ao final da postagem, sempre é legal  saber a avaliação de quem já tem a sua.  ; )

Só um recadinho final...

Recebo muitas propostas de parcerias e raramente aceito.  Essas propostas não tem uma remuneração financeira. Mas como achei o tema " coifas" interessante, abri uma exceção e aceitei este Guest Post.



Obrigada pela companhia!
bjus
ana maria

9 comentários:

  1. Ana, amei o post e a ideia da parceria é atraente. Principalmente qdo eles permitem à blogueira q mencione a respeito disso no post. Mas mudando de saco pra mala, acho q a melhor opção é o exaustor. Porque tem mais força de sucção. Os modelos que apenas depuram o ar eu não indico. Como vc fará na sua cozinha? Vai ter ilha? O q achei interessante no modelo, tanto de canto como de parede, é o revestimento em inox. Facilita muito na hora de limpar, né, sem os rejuntes do azulejo!

    Beijos e excelente fim de semana,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  2. Luiza eu não quero ilha , gosto de bastante espaço na cozinha e acho que ficaria meio trancado com ilha. Estou pensando num exaustor ou numa coifa que jogue o ar direto pra fora. Muito obrigada por tua opinião!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ana, li o comentário da Kinha e fiquei rindo sozinha porque todas as vezes que faço bifes eu juro nunca mais fazer... rs. Mas o filho ama, então eu acabo descumprindo o juramento :/
    Preciso urgentemente de uma coifa de parede.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,
    Como eu só conheço o exaustor não posso opinar sobre os outros.
    Tenha um lindo final de semana, beijos

    ResponderExcluir
  5. o meu é igual o da primeira imagem, a marca é Cata, é bom, mas não posso te falar que é excelente pois lá em casa fritura é uma raridade, e agora que estou na Querência, então não uso mesmo, ficou tudo lá para o Lú, fogão novinho lindo de morrer e o tal depurador,coifa, sei lá.
    Bom mesmo é aqui, chaminé de barro kkkkkk puxa a fumaça que é uma beleza !
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Amei a postagem e a parceria!!
    Sempre é bom inovar, ainda mais com assuntos interessantes!
    Penso que a filtragem é melhor que a exaustão, porque os exaustores antigos pouco resolviam o problema do cheiro de frituras né! Aqui em casa não cozinho, e quando faço jamais fritura!!! Faz algum tempinho que estou cuidando minha alimentação e qualidade de vida, ainda mais depois que li que comidas gordurosas e frituras são românticas... porque vão direto para o coração! rsrs
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana, pra mim foi super esclarecedor, dia desses eu e marido estávamos comentando sobre isso, porque a gente se apega aos móveis, às cores, mas desencanamos total desses "detalhes" que ajudam a vida um bocado. Aliás, falando em cores, faço ideia de como esteja quebrando a cabeça. Brinco muito com vc sobre isso, mas vou falar que sempre me bate um receio quando a lata de tinta está sendo preparada na máquina...rs. Beijo e tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Hola Ana María es imprescindible en una cocina tener un buen extractor de aire .,yo tengo un extractor de pared y me funciona y nunca tengo olor a fritura

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas ideias e criatividades. Obrigada posso copiar? Se possivel mande-me uma iéia como usar um pé de máquina. Obrigada.

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!