terça-feira, 2 de outubro de 2018

Estantes de caixotes na sala de estar


Alguns itens que são jogados fora podem ser reciclados ou reutilizados na decoração. Um exemplo são as estantes para sala feitas em caixotes de madeira  ou caixas plásticas!

arquitetura-criativa-ideia-estante
                            Projeto Maurício Arruda


Como fazer  uma estante com caixotes de madeira e usá-la na decoração de uma sala

O design contemporâneo já chegou aos lares brasileiros, com elementos bonitos, charmosos e estilosos. E, diferente de outras artes do passado, ele combina em com itens baratos e feitos de materiais reciclados ou reutilizados.

Se, talvez, essa seja a consequência de um aumento na consciência ambiental das pessoas, não importa. O fato é que está acontecendo no país, inclusive em decorações de sala de estar.

Vive-se uma época que se consome muito e se gera muito lixo. O que fazer com um caixote que iria ser descartado ou ignorado depois do uso?
Muita coisa! Uma estante, por exemplo! O texto a seguir irá descrever como transformara ou completar o visual de uma sala de estar com uma pequena estante de caixotes.

Veja como "decoração e reciclagem" podem "andar de mãos dadas"!


decoração-alternativa-ideia
    Projeto Mauricio Arruda


Como transformar caixotes em estantes para sala de estar

Para montar uma estante de caixotes de madeira, o primeiro passo é, obviamente reunir certo número deles. Aliás, essa não é uma tarefa difícil, já que itens assim são facilmente encontrados em feiras e supermercados. Basta a pessoa conversar com os lojistas e tentar negociar para comprar ou pegar o que precisa do lixo.

O segundo passo é avaliar as condições dos caixotes. Por via das dúvidas, talvez seja melhor aplicar um produto anti pragas sobre a madeira.

Antes de personalizar as peças- com um verniz ou tinta, se for o caso- , deve-se passar uma demão de tinta PVA branca- para dar um fundo. Depois, é preciso lixar tudo e extrair qualquer rebarba ou defeitos que possam comprometer a estética do móvel.

decoração-com-reciclagem
    Via Casa Aberta


Sala de estar em estilo tradicional combina com estantes de caixotes de madeira envernizada. Só com este acabamento já é possível aumentar o tempo de vida útil da peça. Agora, sala de estar em  estilo moderno já fica melhor com modelos mais coloridos, de visual mais arrojado.

estantes-com-caixas-plasticas-de-feira
    Projeto Juliana Pippi


Uma estante de caixotes de madeira pode ser pintada de qualquer cor, como rosa, amarelo, vermelho, azul e mais - isso deve ser feito preferencialmente com spray. A customização dos módulos também pode ser feita com tecidos. Vai de acordo com a criatividade da pessoa.

    Via Prima Store

Já quanto ao seu posicionamento, é possível compor uma estante para sala de estar com caixotes na horizontal ou vertical. Posicionados lado  alado, em estrutura mais uniforme; ou empilhados uns sobre os outros. Em grupos pequenos; e até cobrindo uma parede inteira, de cima até embaixo.


    Projeto Ubá Arquitetura


Como usar uma estante de caixotes na sala de estar

Se  não for possível construir uma estante com caixotes novos, é imprescindível que se trabalhe seguindo passo-a-passo que foi citado anteriormente. Para que a estrutura do móvel fique firme, recomenda-se fixar o conjunto a uma parede. E, para isso, usar parafusos e pregos finos - que não estragariam as ripas, que são muito frágeis.

Na sala de estra, a estante de caixotes serviria como um bom espaço para guardar vários objetos, desde livros, DVDs, vasos de flores e outros enfeites menores. É possível que o dono do imóvel queira, por exemplo, expor, dentro de nichos, suas coleções, troféus ou retratos de família - coisas que lhe são valiosas. Ou seja, a estante de caixotes serve para um monte de coisa!

    Projeto Clarissa Straus
Leve esta ideia adiante! Use pallets, caixas de frutas, caixas de cerveja e outras coisas que seriam jogados fora para construir móveis. E não só para a sala não, mas em outros ambientes da sua casa! banheiros, cozinhas e até áreas de churrasqueiras podem ficar lindas com peças recicladas ou reutilizadas.
Projeto Biju Decoração Reuso
estantes-criativas-decoração
                            Projeto Idealizzare Arquitetos
É possível ver, em sites e revistas de moda, as estantes de caixotes sendo usadas para vários fins. Elas podem servir de gabinete,  sobre uma pia. Também podem formar calçadeiras, criados-mudos e prateleiras de suporte para temperos e plantas. Já os módulos separados, isoladamente, como nichos; e em conjunto, formando racks para televisão, por exemplo. Nenhuma dessas ideias é difícil de fazer!
decoração-descontraida
    Projeto Casa3 Casa3
Então, ficou animado? Realmente, precisa admitir, os caixotes têm muito mais utilidades do que você imaginava, não é mesmo?  Use e abuse de sua criatividade e vá em frente com o seu projeto de mudar a cara dos ambientes. Personalize a sua casa sem medo de usar os itens mais inusitados - só mantenha o bom gosto, claro!
Boa sorte!
Estas dicas de decoração com caixotes de madeira foram criadas pela equipe Viva Decora

Leve daqui sempre: inspirações e boas energias 

Siga nossas redes: Instagram - Facebook - Pinterest  

Jeito de Casa- Blog de decoração e arquitetura
Bjus
ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!