segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Decoração em estilo industrial - ambientes cheios de estilo e personalidade!

Decoração em Estilo Industrial...


decoração-industrial
    Foto: Pinterest

Decorar com muito estilo é com certeza sinônimo da decoração industrial. Criado em terras norte-americanas entre as décadas de 50 e 70, esse tipo de decoração uniu o bom gosto com a transformação de ambientes como barracões, estúdios e ambientes nada convencionais em verdadeiros lares cheios de personalidade e exclusividade.
Além disso, canos, tubulações, ferragens e paredes sem acabamentos finos ganharam total destaque, principalmente pela questão econômica, uma vez que o charme ficava justamente em deixar as estruturas aparentes. E vamos combinar que para quem está economizando para comprar aquele lindo galpão à venda, ou está em busca de apartamentos para vender ou optou pelo aluguel de casas, muitas vezes não está com muita grana para investir, ou não é a prioridade no momento.

Paredes e pisos rústicos dão o toque especial
Se em outros estilos as paredes ganham papéis, pinturas e acabamentos requintados – assim como os pisos – aqui a liberdade e a economia imperam, justamente por conservar a construção exatamente ou quase igual ao início das obras. Tijolos, blocos de concreto, lajes, e cimento ficam aparentes, e aí é que entra o contraste com tecidos finos, belas luminárias, móveis e objetos de decoração, e que deixam qualquer ambiente mais rústico - como os galpões-, super luxuosos e aconchegantes.
Normalmente a decoração industrial é realizada em espaços mais amplos, o que permite explorar bem cada detalhe. Muitas vezes, o imóvel escolhido não tem divisórias, então há a opção de criar espaços em conceito aberto, ou ainda, trabalhar com DryWall e outros tipos de divisória, caso os moradores sintam-se mais confortáveis. Porém o bacana mesmo é explorar a amplitude.


decoração-industrial-amplos-ambientes


Iluminação em trilhos, luminárias e pendentes
Com mais liberdade para criar composições e investir em belas peças com design mais arrojado, a parte da iluminação é sem dúvidas um dos atrativos, depois das paredes e pisos. Tendência tanto em ambientes extremamente “industriais” ou em outros estilos, as luminárias com acabamento metalizado, principalmente puxando para o cobre, estão super em alta.
Esse tipo de luminária tem utilização bem diversificada, mas cai muito bem em bancadas de cozinhas, salas de jantar, área de estudos e até mesmo em quartos. Outra opção bem legal é utilizar tubulações e canos de cobre para personalizar a iluminação. Com poucos materiais é possível criar peças exclusivas, gastando pouco ou quase nada, uma vez que quanto menos acabamentos, melhor.


                                Foto: Pinterest


inspiração-iluminação-decor-industrial
                     Foto: Pinterest

Já os trilhos dão ar mais descontraído e possibilitam que sejam instaladas várias peças de uma só vez, organizando melhor os fios, sem perder a rusticidade e a modernidade. Se o ambiente for grande ou muito escuro, a dica é utilizar mais lâmpadas, porém com watts menores, pois a junção delas clareia bem o ambiente e ainda ajuda a diminuir a conta de luz no fim do mês.

Os pendentes particularmente são um charme extra. Alguns podem ser encontrados com uma “pegada” que lembra aqueles filmes antigos da marinha americana, ou dos bares da época, ganhando ar vintage e conferindo ainda mais charme e aconchego ao lar de quem opta por esse estilo de decoração.


Peças Vintage ajudam a compor a decoração
Se o moderno combina e muito com o estilo industrial, o vintage então, nem se fale! Os móveis dos anos 50 além de serem charmosos ainda nasceram na mesma época. A mescla dos dois estilos num primeiro momento pode até soar estranho, já que um é totalmente “bruto” e o outro mais delicado, porém algumas ideias podem servir de fonte de inspiração e provam que com as peças certas é possível deixar seus ambientes ainda mais incríveis.


decoração-vintage-
      Foto: Jóia de Casa

A decoração industrial surgiu justamente para compor ambientes “mais baratos”, então por que não aproveitar para garimpar peças usadas em lojas especializadas, ou ainda reaproveitar aquela mesa da vovó? 


decor-industrial-sala-de-jantar
                            Foto: style-files.com


cozinha-estilo-industrial
    Foto: 4BetterHome


decoracao-industrial-no-quarto
    Foto: Divulgação


estante-de-canos-decoração-industrial
    Foto: Divulgação


inspiração-para-decoração-industrial
                            Foto: Pinterest


banheiro-decoração-industrial
                            Foto: Pinterest


Dicas infalíveis para criar a decoração industrial dos sonhos

1.       Utilize objetos inusitados:
Uma das características fortíssimas desse estilo é o desprendimento decorativo, ou seja, você tem liberdade de criar o que quiser e sua imaginação permitir, utilizando peças e objetos que em tese foram fabricados para outros usos. Uma delas são as escadas de madeira, por exemplo. Além de remeter a oficinas, as escadas podem ser muito úteis desde a criação de estantes a toalheiros para os banheiros, por exemplo. Os canos de cobre e pvc também servem para diversas funções como auxiliar na confecção de luminárias, mesinhas portáteis para notebook, cabideiros e afins. O segredo é deixar a imaginação fluir!


                             Foto: Pinterest


2.       Descontruir pode ser uma boa alternativa:

Não, não erramos a dica. Para quem está comprando um imóvel na planta, ou está construindo um do jeito que sempre quis, as vezes tem a sorte de poder decorar da forma que bem entender e fazer as modificações que julgar necessário. Mas e quem já tem uma casa, ou até um barracão, mas não faz ideia de como começar ou por onde iniciar a transformação? Simples! Com muito cuidado e um bom projeto, retirar o reboco com ferramentas apropriadas pode ser uma boa solução. Como já dissemos acima, tijolos, madeira e tudo que for estrutural são muito bem apreciados e devem sim, ficar a mostra.


    Foto: Revista Arquitetura e Construção

3.       Abuse dos tecidos encorpados:

Linho, sarja, couro, jeans e até a lona de caminhão são boas opções para revestir sofás, cadeiras, almofadas e cortinas. É também uma excelente saída para quem não pode partir para o quebra-quebra, ou quer apenas dar uma sutil renovada nos ambientes.


    Foto: casa abril


4.       Acessórios e mais acessórios:

Quadros, placas, vasos de vidro com estilo mais retrô, e até eletros antigos podem ser grandes aliados. Invista em várias peças bacanas, pois ajudam a preencher o espaço e dão alegria e modernidade aos ambientes, mesmo que o objeto escolhido seja mais antiguinho.

               Foto: Pinterest


5.       Equilibre as cores

Por mais que aqui os acabamentos deem um ar mais pesado, equilibrar as cores também é uma dica preciosa. O certo é escolher qual parede merece destaque e acertar o tom de acordo com todo o contexto para haver equilíbrio. 


    Foto: Divulgação


decoração-industrial-chic
                            Foto: Pinterest


Este foi texto escrito pela Equipe Chaves na Mão  exclusivamente para o blog  Jeito de Casa.
Como eu ainda não tinha uma postagem neste tema, adorei  a aula!

Siga-nos também no Insta e Pinterest


Obrigada por sua companhia!
bjus
ana maria

Um comentário:

  1. Também adorei a aula Ana! :D
    Muita ideia linda pra inspirar!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!