domingo, 21 de junho de 2015

Lareiras para cada ambiente

ACONCHEGO E FOGO NAS MEDIDAS CERTAS

O charme e a elegância de uma Lareira acesa, dificilmente são comparáveis com qualquer outro tipo de equipamento dentro de uma residência. O movimento das chamas, o calor irradiado e o aconchego desses elementos, transformam qualquer ambiente num local mágico e cheio de encantamento. 


    Lareira a Lenha de Fogo Aberto - Tradicional


As salas de visitas, de estar ou jantar, são sem dúvida os ambientes mais visitados da casa. Por se tratar de ambientes para receber e conviver, quando equipados com uma Lareira,  tornam-se ainda mais acolhedores para seus moradores ou visitantes. 
O fogo aproxima as pessoas, desde os primórdios da humanidade. É da natureza humana, o agrupamento de pessoas em volta do fogo. Ao inserir esse precioso elemento da natureza dentro das casas, com tecnologia e controle absoluto sobre ele, o homem conseguiu tornar seu refúgio ainda mais acolhedor e fantástico, tornando o convívio humano mais harmonioso e intimista.


    Lareira a gás de Fogo Fechado, com Recuperador de Calor



    Lareira a gás de Fogo Aberto - Queimador atmosférico


Nas salas, no escritório, estúdio, sala de de TV, no Espaço Gourmet, na adega ou nos quartos, ou qualquer outro ambiente, podem ser instaladas Lareiras de várias configurações, respeitadas a segurança e as normas técnicas para sua instalação.


    Lareira Elétrica de embutir


A Lareira precisa adaptar-se à decoração planejada para cada ambiente. Esse é o motivo de existirem tantas opções de materiais, acabamentos e combustíveis para a sua fabricação ou execução.

Uma Lareira grande para um ambiente grande e vice versa. O contrário tornará a Lareira ineficiente e tímida na decoração  ou sufocante por excesso de calor, conforme o caso.

Seja ela metálica, em alvenaria, a lenha, a gás, elétrica ou a Etanol, ela precisa de uma posição especial em cada ambiente. Ela precisa de um espaço todo especial e mesurado para si. Ela precisa estar no centro de convivência ou próximo a ele. Sobretudo, precisa “encaixar-se” na decoração, provocando uma profusão de sentimentos agradáveis e aconchegantes. A Lareira agrega calor humano, fruto da aproximação involuntária que o fogo provoca nas pessoas.

A importância de um profissional de Decoração, aliado a um profissional qualificado e especializado em Lareiras, com larga experiência e dominador das diversas tecnologias específicas para uma perfeita aplicação do equipamento certo para cada casa, cada ambiente, agregando importância à decoração projetada ou imaginada pelo morador,  resultará numa satisfação sem precedentes para o usuário final.

Nos dias mais frios aproveite, curta a sua Lareira, divirta-se com o calor dela, seja feliz num ambiente bem decorado e provido desse equipamento doméstico. Vale a pena. Você nunca mais vai querer viver sem o conforto de uma Lareira.

Em ambientes externos

Para os ambientes externos os queimadores ( PIT FIRE) a gás e os queimadores a álcool, tem sido as opções mais utilizadas pelos decoradores. Os queimadores a Lenha, mais antigos e tradicionais, também são uma opção excepcional para ambientes externos. Queimadores circulares ou lenhos grandes, também são uma opção excepcional para ambientes externos. Queimadores circulares ou lenho grandes tornam qualquer jardim de inverno magnífico.


Queimador a gás externo.


Algumas características dos diversos tipos de lareiras:


Lareiras a Gás

A grande vantagem desse tipo de lareira é que elas não fazem sujeira nem fumaça, como as tradicionais que queimam lenha. É necessário ter um ponto de gás no local que você escolheu colocar a lareira, que deverá ser feito por um profissional especializado. Ele já deve estar pronto na hora em que o técnico for instalar a lareira.

As normas brasileiras recomendam a instalação de lareiras a gás somente equipadas com coifa exaustora e chaminé, devido à grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono, além de outros elementos, provenientes da queima desse tipo de combustível. 

Lareiras Elétricas

Funcionam como um aquecedor, porém com todo charme feito em 3D que simula uma lareira convencional. Elas podem ser embutidas na parede ou penduradas como quadro, possuem sistema de segurança, controle de temperatura e até ajuste de iluminação e até controle remoto.

Lareiras a Lenha

Lareiras a Lenha de Fogo aberto – Tradicionais: Têm um rendimento térmico baixo em relação às tecnologicamente mais avançadas, mas oferecem um prazer incomparável pelo crepitar da lenha, pela possibilidade do manejo do fogo com o ferramental adequado.  Basta isto para criar um cenário ambiente nostálgico e apelativo. As lareiras a lenha de fogo aberto,  podem ser em alvenaria, em Kits de concreto pré moldado e pré dimensionado na Industria em aço ou ferro fundido. 

Lareiras a Lenha de Fogo Fechado – São tecnologicamente mais avançadas, são metálicas,  possuem recuperadores de calor, portas herméticas com vitrocerâmica refratária transparente que resiste a temperaturas de mais de 800 graus centígrados, às vezes dupla câmara de combustão, o que as tornam ainda mais eficientes, com baixa emanação de gases na atmosfera e grande rendimento térmico, pelo baixo consumo de lenha e pela irradiação de calor das suas partes.
Podem ser alimentadas a lenha convencional ou com mini briquetes de madeira e com sistema automático de alimentação.


Lareiras a Etanol - Álcool etílico hidratado a 92º 


A última das novidades, são queimadores especialmente preparados para queimar álcool. São fáceis de instalar, normalmente não utilizam saída de gases e proporcionam intenso calor e um fogo muito bonito. Não podem ser instaladas em quartos de dormir.
Qualquer ambiente equipado com Lareira a álcool necessita obrigatoriamente receber ventilação permanente devido ao alto consumo de oxigênio necessário para a queima. 


Você pode encontrar esses e outros produtos, além de orientações, estudos técnicos, dimensionamentos, consultas para orçamentos no site www.dometal.com.br ou no e-mail consultoronline@dometal.com.br

     * O texto desta matéria  foi cedido gentilmente pela equipe Dometal ao blog Jeito de Casa. Fico grata pela contribuição, já que eu não tinha conhecimento de alguns detalhes importante explicados aqui, mas que são fundamentais para quem deseja ter uma lareira em casa.


Espero ter inspirado você!
bjus
ana maria

Siga-nos no Facebook e Instagram ;)

12 comentários:

  1. Deve ser muito bom ter uma lareira quando o frio está demais.
    Aqui onde moro não temos pois temos só calor. (Nordeste).
    Aproveito para lhe desejar uma semana muito proveitosa.
    Bjs, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana, aí nem pensar.
      Meu marido ama o calor do nordeste, diz que aí ele respira melhor. Se bem que viajamos
      sempre em setembro ou outubro qdo é mais fresco.

      bjus xará

      Excluir
  2. Preciosas informações, estou pesquisando sobre qual lareira colocar, na casa que estamos construindo. Na que resido hoje, tenho lareira a lenha, mas francamente, estou querendo mudar, estou quase decidindo pela a gás. E suas informações, me ajudaram muito. Um abraço pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!!

      Fico bem feliz em ter ajudado!!
      aqui no apê também vou colocar uma a gás. Ja era pra ter colocados,
      mas os móveis estão bem atrasados.

      bjãoo

      Excluir
  3. Olá, tenho uma lareira na minha casa
    Porém foi usada somente uma vez, acho que para ver como ficava, e depois nunca mais kkkk
    mas acho linda e é de canto, deixa a sala com um ar mais sofisticado.

    Fiz um post sobre "cozinhas coloridas", dá uma passadinha lá pra conferir ;)
    http://tabatasuperpink.blogspot.com.br/2015/06/cozinha-colorida.html

    ResponderExcluir
  4. Excelente post Ana Maria
    Sempre quisemos uma lareira externa em nossa casa, mas não foi possível projetar uma fixa. Acho que teremos uma móvel, pela praticidade e poder coloca-la onde quisermos.
    Bjs e obrigada pelas visitas

    ResponderExcluir
  5. Em tempos fiz um post sobre lareiras alternativas às convencionais. A lareira, e seja de que tipo for confere conforto ao ambiente, para mim, claro!
    Mas por aqui estão 30 graus, não precisamos de lareira!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Lindas e inspiradoras, ainda mais no dia de hoje, muita chuva e frio! linda postagem...bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    São maravilhosas!!!
    Estou amando minha lareira a lenha!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  8. Que lindas Ana!

    Na minha eu tinha projetado uma, mas acabei desistindo. Com certeza seria a gás!

    Abraços,
    Débora
    tempodeconstruir2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ana uma lareira è meu sonho de consumo
    mas por enquanto não dar.....
    mas tenho o cantinho aqui na sala, para ela, um dia quem sabe...
    querida muito útil e completo o seu post.


    http://fifiacrocheta.blogspot.it/

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!