quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Natal - Rio Grande do Norte

Como  falei outro dia, nossa viagem para Natal não foi muito planejada.
Meu filho estava em férias prolongadas pela greve da universidade federal e meu cunhado convidou meu marido para irmos com ele e a esposa. Como poderia deixar o filho moço com a filha adolescente e o cachorro  juntos em casa , não pensei duas vezes e aproveitamos para tirar uns dias de férias. Sem contar que Natal era uma cidade que meu marido sempre quis conhecer.
Ficamos hospedados na Ponta Negra, local escolhido pela maioria dos turistas...

Foto panorâmica da praia da Ponta Negra, uma bela orla...


Aqui no hotel bem centralizado, ao lado do calçadão com lojas e restaurantes, tendo a  vista do famoso Morro do Careca ao fundo.


Agora estamos no caminho para o litoral sul com destino a praia de Pipa, parte do caminho é feita pela BR e outra parte por estrada de chão, com vista de casas simples, num clima de sítio, de interior, realmente muito gostoso!


Aqui na entrada da praia central de Pipa. Esta foto foi do primeiro dia que estivemos lá, gostamos tanto que voltamos dois dias depois...


Essa foto já  na segunda visita, é a mesma praia, mas a maré no mesmo horário estava bem baixa, parecia outra praia, mas 40 minutos depois ela já  estava como antes.  Este lado é o direito de quem entra na praia.
Muito curioso ver esta variação que na região sul não é grande como as praias da região norte. Por isso nosso Brasil é tão lindo e diverso.

Barcos e scunas no lado esquerdo da entrada de Pipa...


Depois de passar dias nesta vida boa de turista ainda não consegui  voltar ao meu ritmo normal, rs


 Caminhando uns 10 minutos da praia central de Pipa para o lado direito, encontramos a charmosa Praia dos Amores...

Saindo de Pipa fomos costeando a orla lindíssima. Esta é a praia do madeiro. Descemos uma grande escadaria de madeira e tivemos esta visão...


 Não sei bem o nome deste local com vista espetacular. Li na net que são as falésias entre Tibau e Pipa. Na verdade Pipa não fica em Natal, pertence ao município Tibau do Sul distante 85 km de Natal.


Diferente ver essa areia fina e vermelha das falésias...


Durante a volta para Natal é só ir parando o carro e  apreciando as paisagens... este é um local de travessia de balsa.

Vista da praia de Tabatinga...


Não sei mais o nome desta praia linda com arrecifes que parecem uma plataforma, pelo mapa que tenho fico em dúvida se é Camurupim ou  Barreta ...  são muitas praias, algumas nem aparecem nessas mapas que ganhamos das agências de passeios. Se alguém souber realmente qual é ficarei agradecida pelo comentário!!



Praia de Cotovelo, já coladinha em Natal...

Bem aqui encerramos os passeios pelo litoral sul. Adorei cada praia, cada recanto que vi!


Agora saindo do hotel  para conhecer as praias do litoral norte passamos pela via costeira, endereço dos maiores hotéis  e resorts. É  uma área mais isolada, realmente fizemos melhor escolha ao ficar na Ponta Negra, junto a lojas  e restaurantes.


Edifícios das praias urbanas...


Avistando a ponte estaiada de Natal, a maior do tipo no Brasil.


Muitos turistas saem dos hotéis já nos buggis em direção a Genipabu ( já aviso que não consegui saber se este nome da famosa praia é com G ou J, pois até nas placas está escrito das duas maneiras). Nós alugamos  um carro, quem vai de buggy não conhece o lado não tão bonito do caminho ja o estilo bem urbano, ao contrário do jeito de sítio de Pipa.

A entrada de Genipabu, uma simpática igrejinha e algum comércio em frente à praia.

Uma panorâmica da areia...


Visão do lado esquerdo de Genipabu...


No lado direito as dunas famosas dos passeios de buggys e lá no alto com dromedários, que infelizmente não ficaram bem na foto...


Como estava com dores na coluna, não subi as dunas nem fiz o passeio de buggy, meu marido deu um zoom na máquina e fez esta foto.

Vendo Genipabu de outro ângulo, uma parada que fizemos em outra praia  que não sei mais o nome também...

Movimentação nas dunas...


Saindo de Genipabu fomos em busca das lagoas. No caminho asfalto no meio das dunas, belas paisagens com praias ao fundo... era tanta praia que a nem parávamos mais...

Enfim a lagoa de Pitangui, a mais famosa da Região de Extremoz, município de Genipabu pertence. Um restaurante, bar e banheiros para atender os visitantes.

Foi um passeio muito gostoso, não contava com as dores na coluna, mas faz parte quando ficamos dias fora de casa. Gostei muito mais do litoral sul, já meu marido mais do litoral norte. Escolhi os locais que mais gostei, apesar de tantas visitas e quase 500 fotos no geral.

Se fossemos fazê-lo novamente não ficaria mais seis dias em Ponta Negra porque mais ao norte  há outros locais lindíssmos que não conhecemos por ficar distante. Tiraria dois dias num hotel  desta região. Chegamos a cogitar o passeio para a região de Galinhos, com seus mangues, dunas, mar e salinas,  mas seria um tanto cansativo a visita ao local mais isolado, inclusive com passeios de charretes. Saindo de van com guia  ficava muito cansativo também, saindo cedo e voltando bem tarde.
Como estivemos no mês de agosto achei o turismo fraco, pouca quantidade mesmo. Os turistas italianos e espanhóis com a crise européia não estão chegando. Os restaurantes ficam abertos até as 10 da noite, vida noturna muito tranquila. Tudo fecha cedo pra quem é do sul.
Ah e o povo Potiguar é muito atencioso e simpático, fomos super bem recebidos do shopping ao quiosque da praia.

Além de Natal conhecemos João Pessoa que mostrei anteriormente  e ainda paramos umas horas em Brasília entre um voo e outro, onde acabamos contratando um táxi que foi nosso guia pelos principais pontos da cidade, então foi tudo muito produtivo nesta viagem onde acabamos conhecendo três cidades.

Obrigada pela companhia
bjus
ana maria

Gostou ? curta a página do blog no facebook!


34 comentários:

  1. Menina...não tenho nem palavras! Que delícia de lugar! Amei as fotos, o mar e a natureza, nunca fui...é um sonho meu conhecer!
    Beijos e que vc tenha um ótimo dia, cheio de paz e harmonia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana tudo bem?
    Quase entrei no micro com tantas fotos lindas, tmabém ja tive a oportunidade de conhecer Natal, o Hotel onde ficou é muito lindo por fora rs. Minha irmã agora mora lá, mas só tive oportunidade de ir lá uma vez.
    Parabéns pela viagem e pelas fotos!
    Deus abençoe
    Luciene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciene, espero que voltes logo!!!
      gostei muito do hotel também, o café da manhã com tapioca feita na hora com queijo coalho é demais!

      bjus

      Excluir
  3. OI ANA!EU AMO PRAIA E ESTE PASSEIO É A MINHA CARA!!EM JULHO DE 2013 A CLÁ VAI PRA PORTO SEGURO FICAR UMA SEMANA COM A TURMA DA ESCOLA.QUANDO FOMOS A REUNIÃO, FIQUEI TÃO ENTUSIASMADA!!QUALQUER DIA NÓS VAMOS PASSEAR PELO NORDESTE, UM SONHO!!BJS!!

    ResponderExcluir
  4. Natal é bom demais!!!!! Adoro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! Eu sou de Natal passei un tempo fora e voltei a pouca mais de dois meses para morar novamente. A cidade é linda mesmo mas, infelismente vem sendo esquecida pela prefeitura e esta cheia de lixo e outros inumeros problemas. Quando cheguei tive um grande choque com as mudanças negativas que achei, fico muito feliz em ver que minha cidade ainda agrada e recebe bem os nossos turista que são muito importante para a economia local. Obrigada pela divulgação e volte mesmo, estaremos te esperando de braços abertos, grande beijo da Cidade do Sol! Visite tambem meu blog www.flordechico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greicy!

      A cidade inteira esta reclamando da prefeita! No shopping, nos restaurantes, acho que o povo esta mesmo revoltado com essa administração. Pena uma mulher administrar assim uma cidade tão linda, tão dificil ma mulher ser eleita e deveriam procurar ser exemplo nas administrações.

      abraços!

      Excluir
  6. Ana, que maravilha de viagem e ótima dica! Adoro mar e a beleza dos barcos pesqueiros.
    Amiga, obrigada por compartilhar! Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  7. Ah, Ana Maria, viajei junto...Me hospedaria naquela casinha verde, fácil, fácil. Adoro um esquema "roots", pé no chão total. Se for na areia, alegria completa! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lindo esse lugar...daqui um mês viajarei pra lá com meu noivo (q será marido), não vejo a hora...férias mais q merecidas!!!

    Beijãooo Ana...espero q tenha descansado bastante!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!!

    Já tinha lido e comentado seu post sobre João Pessoa. Confesso, que estava ansiosa para saber o que vc tinha achado da minha cidade, Natal. E estou muito feliz que vc tenha gostado.

    bjooo

    Nena Lira
    www.lanacasademainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana!
    Conheço Natal como turista e como moradora (emprestada), pois meu sobrinho morou lá e nos mostrou uma cidade bem diferente, ou seja, conhecemos lugares lindos que não constam como sendo turísticos, mas que valeram cada ida.
    Ficamos quinze dias por lá e amamos também!
    Posso perguntar pra ele o nome da praia que você quer lembrar!
    Ele foi depois para João Pessoa e agora está aqui no Rio.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  11. Que lindas fotos!Natal é maravilhosa!Adorei rever! beijos,chica

    ResponderExcluir
  12. OI amiga,
    Que passeio mais bacanão, heim?
    Todo mundo que vai a Natal, gosta...minha filha foi e amou.
    Os dias estavam lindos, e a paisagem tambem colaborou bastante...
    A agua do mar é quente que nem Maceió?
    O tal do MOrro do Careca é famosíssimo, né? E pelo jeito seu hotel estava super bem localizado.
    Meu deu agua na boca de conhecer Natal.

    Beijokas
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  13. Ana, que passeio lindo, amei ver essas praias lindas, e quem sabe um dia me animo tb a fazer este passeio tao longe de nós, aqui do RS.

    Vou tentar ligar pra Dolly, se tiver noticias te escrevo depois, bjs

    leila

    ResponderExcluir
  14. Oi Aninha, lindo lindo passei, lindas imagens.
    Nao conheço Natal, mas tenho planos.
    Bjks e otima noite

    ResponderExcluir
  15. Que linda viagem.
    amei cada imagem.
    Ainda nao conheco nenhuma das duas capitasis nordestinas, "sonho".
    Bjs....

    ResponderExcluir
  16. Sempre quis conhecer Natal e espero ir o ano que vem.
    Com certeza vou reler seu post!
    Bjo!
    www.olumiar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ana quase chorei vendo essas fotos de lugares que conheço tao bem,
    lá na lagoa de pitangui eu e meu marido passamos momentos lindos.
    vejo que você não foi em Pirangi,no cajueiro e nas piscinas naturais.
    pecado são lugares fantásticos.
    Natal è uma cidade maravilhosa,mas ainda muito provincial,e acho que isso faz parte do seu fascino.
    quando marido chegar do trabalho vou mostrar suas fotos a ele,ele vai adorar.
    fico feliz que você tenha gostado da cidade do sol !!!!!

    baci, de Milão com céu cinza

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana
    Que bom que foste a Natal,amo este paraíso como todo o nordeste.
    Dá uma saudade deste sol,da areia branca,da comida,do povo e da alegria que é está em natal,assim como o nordeste todo.Amiga,tuas fotos ficaram lindas voce toda branquinha mas parece uma Europeia,linda quarta,bjkas

    ResponderExcluir
  19. Que passeio maravilhoso!
    Fiquei conhecendo Natal, que não conheço pessoalmente, através de suas fotos, que por sinal, estão belíssimas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá Florzinha... Eita que férias maravilhosas hein! Tô indo pra Natal semana que vem, passar minha lua de mel lá! Se você puder me dar umas dicas de locais legais eu te agradeço, porque também vou ser turista e nem eu nem maridinho conhecemos nadinha por lá! Amei suas fotinhas, as praias são realmente lindas! Pense numa ansiedade, tô doidinha pra conhecer e fuçar tudinho por lá! rsrsrsrs!

    Beijinhos carinhosos!
    http://casinhacorderosapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. OOOOOOOOOOOO maravilha!!!!!!!!!!! Eu lembro de cada lugar desses, fui tem mais de 10 anos, tenho loucura para voltar lá. Na época não tinha máquina digital as fotos não ficaram tão boas, mas acho que vou digitalizar. Fui de carro de Fortaleza até Natal, passando por todos os lugarejos. Inesquecível.
    Beijos
    Lita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lita, deve ter sido um passeio suuper gostoso, dá mais de 40 km de Fortaleza a natal!

      bjuuu

      Excluir
  22. Ana, Natal é td de bom mesmo!!!!
    Tive a oportunidade de visitar Natal por duas vezes...a primeira vez foi a sete anos, tbm fiquei em Ponta Negra em uma pousada (Recanto das Jangadas) simples, mas muito aconchegante, tbm com direito a tapioca feita na hora...minha preferida foi a com leite condensado.rsrs Conheci praticamente os mesmos lugares que vc, mas de buggy...tenho uma foto que tirei do alto da paria do amor, onde as ondas formaravam um coração...lindo!!!
    A segunda foi em fevereiro deste ano...fiquei no hotel Serhs na Via Costeira, mais distante...alugamos um carro e fizemos bem menos passeios do que da primeira vez...com criança pequena (2 anos) ficamos um pouco limitados...mas fizemos o passeio para Maracajaú, litoral norte...MARAVILHOSO!!!! hehe...mas resumindo, amo Natal e se tiver oportunidade volto de novo.rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Andrea, pena a gente não poder curtir sempre né. O nordeste é cheio de recantos! Gostaria de fazer outros passeios pelo litoral norte. Fiquei no Hotel Mirador e gostei bastante.
      Obrigada pela participação, bju

      Excluir
  23. bom dia ana
    ontem mostrei a meu marido as fotos de natal,
    e ele te mandou os parabéns pela escolha das fotos,e pelos passeios.
    depois me perguntou o que quer dizer jeito de casa ???
    porque ele nunca aprendeu a falar português, ai eu tentei explicar, já que a palavra jeito, não tem em italiano,casa, ele entendeu,mas jeito ???
    mais ou menos seria o modo de arrumar a casa,bem aproximativo,mas não a mesma coisa rsrs


    bacione da Edna e Giacomo

    ResponderExcluir
  24. Ana estou encantada com a sua postagem, tenho muita vontade de conhecer Natal e agora vendo essas fotos estou aqui babando...obrigada por compartilhar dos seus momentos maravilhosos.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  25. Ana, viajei contigo agora olhando tantas imagens lindas....

    lindo post, adorei s fotos q vc parece, ficaram ótimas.

    beijo
    GRASI

    ResponderExcluir


  26. Maravilhosa natureza...que linda viagem você fez, espero que tenha descansado e divertido bastante com tua família.Tudo de bom pra ti.ABRAÇOS DA ELO

    ResponderExcluir
  27. Lindo passeio Ana, e as imagens maravilhosas, a água deve ser bem mais quentinha que aqui né! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi amiga!
    Adorei seu passeio, já vi o outro post também, mas estou sem tempo para comentar, só hoje consegui dar uma paradinha para falar, rsrs...
    Adorei a parte do nordeste que pude conhecer também. O clima e o povo são bons demais!
    Bjsss

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!